Matrículas abertas para cursos de extensão universitária

Curso de Comunicação Política

Vagas Ofertadas: 45

Ementa do Curso: Conceito de comunicação política. Relações entre comunicação e política. Comunicação e teoria política. Visões contemporâneas da relação entre mídia e política. Conceito de opinião pública. Informação e comportamento político. A construção da notícia política. Mídia, política e a dinâmica do debate público. A propaganda política e construção da imagem pública. Estudo da assessoria de comunicação quanto ao seu funcionamento. Compreensão do papel de uma assessoria de imprensa para as organizações – objetivos, estratégias, ferramentas de mediação entre organização x imprensa Planejamento e prática da produção da notícia para editoria de política. As fontes, relação com fontes e questões éticas, jornalismo opinativo e informativo na política. Colunas, reportagens, notícias de poderes e movimentos sociais. A declaração na política. Apuração, Critérios de noticiaibilidade no meio político, produção jornalística para TV, Rádio, Impresso e Mídias Sociais.

Curso de Planejamento Estratégico e Eleições

Vagas Ofertadas: 25

Ementa do Curso: Fundamentos teórico-práticos, (conceitos básicos de planejamento estratégico, tático e operacional; cenários na política: “a política é como nuvem”; a pré-campanha; a disputa interna nos partidos; a disputa do voto popular; as ferramentas da comunicação; o organograma de uma campanha), O plano de Governo, o Campaing Manager (Gerente de Campanha).   Estudo da aplicação das técnicas de propaganda aos processos político e eleitoral no planejamento de campanhas. Estrutura da propaganda eleitoral nos mais diversos segmentos.  Os objetivos, métodos, técnicas e processos do marketing político e da comunicação política. A evolução histórica e teórica do conceito de opinião pública sob ponto de vista aplicado ao marketing político. Utilização do Marketing Político associado a comunicação integrada em campanhas eleitorais, estudos e viabilidades de produção hipermídia e o uso da internet como mídia interativa, pesquisas e ferramentais web. Conceitos integrados de tecnologias para redes e multimidialidade.

Curso de Gestão de Crise no meio político

Pré-Requisito: Ter cursado Extensões em 2017.2

Vagas Ofertadas: 45

Ementa do Curso: Noções de marketing pessoal, o indivíduo como produto, a crise no meio político e na  comunicação pública: gestão e prevenção. O papel do profissional no gerenciamento das crises. Concepção de crise, como se faz a gestão de uma crise e suas ocorrências; histórico e estudo de casos; tipologia das crises e níveis de tratamento (estratégico, tático e operacional); estrutura e cargos/funções na gestão de crises; estudo acerca dos indicadores gerais de crises (IGC), a prevenção e a visão de que o inusitado pode acontecer; possíveis repercussões e condutas mais eficazes antes, durante e após as crises; análises de risco e a continuidade, principais temas atuais e novas vulnerabilidades; características das crises e seus impactos; planos de ação, de emergência e de assistência; a comunicação nas crises e técnicas de relacionamento com a mídia.

Comentários encerrados.