Escola do Legislativo realiza “Festa do Arraiá” e homenageia a Primeira Dama Manuela Maia

A Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo” promoveu nesta segunda-feira (19/06) a sua confraternização de encerramento do primeiro semestre letivo. A ”Festa do Arraiá” contou com a presença de diretores e servidores da ElegisPB e foi prestigiada pela primeira dama do Poder Legislativo, Manuela Maia, esposa do deputado Gervásio Maia Filho (PSB) e presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), que estava acompanhada pelas senhoras Tatiana Aquiaria, esposa do deputado Genival Matias (Avante); e Shirlene Gadelha, esposa do deputado Hervázio Bezerra (PSB); além da assessora parlamentar Micheline Carvalho, da APPL.

O evento também foi marcado pela homenagem dos diretores e servidores da Escola do Legislativo a Dona Manuela, por ocasião da passagem do seu aniversário, no domingo (18/06). Coincidentemente a comemoração acabou sendo conjunta, uma vez que a senhora Tatiana Aquiaria também estava comemorando o seu aniversário, nesta segunda-feira (19/06).

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO:

Maria Helena é reeleita para a Secretaria Geral da ABEL para o biênio 2017/2019

A professora Maria Helena Toscano Moura de Caldas Barros (na foto), Diretora Geral da Escola do Legislativo da Paraíba, foi reeleita, nesta quarta-feira (07/06), para o cargo de Secretária Geral da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), durante o XXIX Encontro da entidade, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

Maria Helena é reconduzida como dirigente nacional da ABEL desde 2003 (ano da fundação da associação), tendo ocupado a Diretoria Regional do Nordeste por quatro mandatos consecutivos, a Secretaria Geral por dois mandatos e um mandato como Vice-Presidente. A Paraíba, portanto, sempre esteve representada na diretoria da ABEL.

A executiva paraibana está à frente da Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo”, da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, desde sua instalação, no dia 29 de agosto de 2003, na gestão do presidente Rômulo José de Gouveia.

A ElegisPB foi criada pela Decreto Lei nº 7.125, de 03 de janeiro de 2002, subscrito pela Mesa Diretora, presidida pelo então deputado Gervásio Maia, pai do atual presidente da “Casa de Epitácio Pessoa”, Gervásio Maia filho (PSB).

Maria Helena volta a João Pessoa nesta quinta-feira (08/06) para retomar suas atividades à frente da ElegisPB, oportunidade em que será recepcionada, como muita alegria, pelo quadro de servidores da instituição que presta relevantes serviços ao Poder Legislativo Estadual e à população paraibana.

Escola do Legislativo promove palestras com Willian Jones Bomfim e Shirley Almeida

A Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo” dá continuidade ao Ciclo de Palestras do Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento Profissional de Servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta quarta-feira (07/06), com uma discussão sobre “Entendendo os Paradigmas”. O palestrante será o professor Willian Jones Bomfim (na foto acima), especialista em Marketing Pessoal, Marketing Empresarial e Coaching com formação internacional.

Na quarta-feira (14/06) da próxima semana, acontecerá a palestra “Vencendo o Medo de Falar em Público”, ministrada pela professora fonoaudióloga e professora de oratória Shirley Almeida (na foto acima). As palestras são gratuitas e acontecerão das 09h00 às 11h00, na Sala 1 da ElegisPB.

Neste semestre, a Escola do Legislativo está oferecendo cursos de capacitação nas áreas de Gestão Organizacional e Recursos Humanos e de Secretariado Executivo e Rotinas Administrativas.

ABEL prepara o XXIX Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas, em Fox do Iguaçu

A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL, realizará, nos dias 7, 8 e 9 de junho, seu XXIX Encontro, em parceria com a União dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE e o Instituto Legislativo Brasileiro – INTERLEGIS, do Senado Federal. O evento acontecerá na na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

A ABEL tem se empenhado em divulgar e estimular as Escolas do Legislativo e de Contas em programas de cidadania junto aos estudantes e professores das Escolas de Educação Formal, como a eleição de Vereadores Mirins, Deputados por um Dia e Jovem Senador, além de sugerir a criação de bibliotecas nas Casas Legislativas e Cortes de Contas para a formação cidadã.

“Os resultados são inequívocos, pois temos mantido a tradição de organizarmos dois eventos por ano, como elemento de formação da cidadania e fortalecimento do processo democrático nacional”, diz o comunicado da associação.

A participação das Escolas do Legislativo, mantidas pelos Municípios, Estados e no âmbito federal, assim como das Escolas de Contas, das três esferas de poder, segundo a ABEL, é extremamente relevante para a continuidade dos trabalhos que estão em curso em prol da comunidade do Poder Legislativo.

Presidente da ALPB visita a Escola do Legislativo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gervásio Maia Filho (PSB), fez uma visita de cortesia à Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo”, na tarde desta segunda-feira (08/05). Na oportunidade, o parlamentar estava acompanhado da 1ª dama e presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo, Manuela Maia.

O casal foi recepcionado pela diretora da Elegispb, professora Maria Helena Toscano Moura de Caldas Barros. Eles conversaram durante alguns minutos na Sala da Diretoria e, em seguida, percorreram as dependências da Escola do Legislativo. Em todos os ambientes, o casal cumprimentou os servidores.

Na sala de aula onde funciona o Cursinho Social Pré-Enem, Gervasinho cumprimentou o professor Ricardo, de História, e os alunos, oportunidade em que, em rápidas palavras, desejou boa sorte a todos no próximo vestibular.

Durante a visita, Gervasinho pediu informações à professora Maria Helena sobre o funcionamento da ElegisPB, bem como as melhorias que a instituição precisa para otimizar sua prestação de serviços aos servidores da “Casa de Epitácio Pessoa” e à comunidade em geral

CONFIRA MAIS FOTOS:

 

Palestra deflagra atividades de capacitação profissional da Escola do Legislativo neste ano

A palestra do professor Paulo Adriano da Silva Carvalho, intitulada “Marketing Pessoal e Profissional”  foi o ponto alto da Aula Inaugural dos cursos de capacitação profissional da Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo”. O evento, realizado na última quinta-feira (27/04), na Sala 01 da ElegisPB, marcou a abertura do Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento Profissional de Servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Na oportunidade, a professora Maria Helena Toscano, diretora da ElegisPB, fez uma explanação sobre a instituição, desde sua criação e instalação, ressaltando sua função e importância no contexto do Poder Legislativo Estadual, como instrumento de transformação e fomento da cidadania dos seus servidores e prestação de serviços à sociedade.

O evento contou as presença da presidente da Associação promocional do Poder Legislativo (APPL) e 1ª dama da “Casa de Epitácio Pessoa”, Manuela Maia, e da diretora do Memorial Parlamentar da ALPB, Valéria Coutinho.

Confira mais fotos do evento:

Paulo Adriano fará palestra na Aula Inaugural dos cursos de capacitação da Escola do Legislativo

O professor Paulo Adriano da Silva Carvalho (na foto) ministrará a palestra “Como Construir a sua Marca Pessoal e Profissional” na Aula Inaugural dos cursos de capacitação profissional da Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo”. O evento, que marca a abertura do Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento Profissional de Servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba, acontecerá nesta quinta-feira (27/04), a partir das 09h00, na Sala 01 da ElegisPB. A apresentação será feita pela professora Maria Helena Toscano, diretora da instituição de ensino.

SOBRE O PALESTRANTE:

Formação

- Graduação em Administração

- Graduação em Ciências da Computação

- Pós-Graduação em Gestão Empresarial

- Pós-Graduação em Gestão de Projetos

Experiência

- Consultor Administrativo, Comercial, Gestão de pessoa, Marketing e Financeiro

- Coach e Diretor de Desenvolvimento Institucional e Profissional-CRA-PB

- Professor da Docência Superior da UNEPI-ESTÁCIO-UNICOOP

- Coordenador de Pós-Graduação em Gestão e Coach Empreendedorismo.

Neste semestre, a Escola do Legislativo está oferecendo cursos de capacitação nas áreas de Gestão Organizacional e Recursos Humanos e de Secretariado Executivo e Rotinas Administrativas.

Ao final do evento, a professora Maria Luíza Braz, coordenadora pedagógica da ElegisPB fará uma rápida explanação sobre os cursos.

Programa de Capacitação e Atualização Profissional da Elegis-Pb

Programa de Capacitação e Atualização Profissional da Elegis-Pb

A Escola do Legislativo criou o Programa de Capacitação e Atualização Profissional para capacitar  os servidores da Assembleia Legislativa de forma que exerçam suas atividades com  eficiência e eficácia, contribuindo com um serviço de excelência à sociedade. 

A Elegis-Pb inicia as inscrições para o curso de “Secretariado Executivo e Rotinas Administrativas” e de “Gestão Organizacional e Recursos Humanos”com a perspectiva de que o Ciclo de Palestras oferecido para cada curso contemple as diversas áreas do conhecimento e aborde temas relevantes da construção da formação  um profissional pró-ativo e eficiente.      

Para 2017.1 O Ciclo de Palestras será composto dos seguintes temas:

 

1ª Secretariado Executivo: Gestão Secretarial

2ª Desafios Organizacionais: O profissional do Século XXI

3ª Inteligências Emocional no trabalho: Inteligências Múltiplas

4ª A Neuropiscopedagogia: uma nova perspectiva para a aprendizagem.

5ª Marketing Pessoal: Construindo a sua marca.

6ª Direito do Consumidor: Conheça as peculiaridades do seu Direito

 

                                         Maria Luiza Amorim Braz

                                          Coordenação Pedagógica