Resultado Final – Nivelamento

Espanhol 3 (Segunda 14h às 16)

• Simone Elizabeth

• Arllyn Luandren Farias de Melo

• Priscila Batista Araújo

• Italo Cardoso Medeiros de Souza

• Lucia maria gomes da silva

• Luis Henrique augusto de lima

 

Espanhol 2 (Segunda 16h às 18)

• Luciene Lourenço da Silva

• Debora Alves

• Antônio Felix da Silva Junior

• Janine Coelho da cunha Pereira

• Vinicius Freire Cabral Bento

 

Inglês 3  (Quarta 14-16)

• Arllyn Luandren Farias de Melo

• Marina Delgado de Vasconcelos

• Maria Leonora da Silva

• Antônio Felix da Silva Junior

• Taysa Rebeca de O. Silva

• Edilene Cristina n. Costa

• Debora Pereira de Sousa Soares

• Elayze Carolline Barros de Lima

 

Escola do Legislativo recebe visita de renomado jurista paraibano

A Escola do Legislativo da Paraíba – ELEGIS-PB, recebeu na última terça-feira, dia 22 de agosto, a visita do jurista, jornalista, professor universitário e apresentador de televisão, Ricardo Sérvulo que foi recebido pela Gestora da instituição, Maria Helena Toscano e na oportunidade, iniciou um diálogo para realização de parcerias entre a Escola do Legislativo e instituições públicas e privadas de ensino superior de forma pactuada.

Sérvulo, que é está em fase de conclusão do doutoramento em Ciências Sociais e Direito pela Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA), avaliou como positiva a reunião e elogiou as instalações e cursos oferecidos pela Escola.  “Ter uma escola nesse padrão e com cursos de qualidade oferecidos aos servidores e a população, é fomentar a cidadania e parabenizo a Assembleia Legislativa e especial a professora Maria Helena pelo compromisso acadêmico e pedagógico, por essa rápida visita pudemos constatar essa realidade, ponderou.

A Escola do Legislativo foi criada em 2003 com o Decreto Lei de nº  7.125 de julho de 2002. Semestralmente, a ELEGIS PB atende em média 400 alunos entre servidores da Casa de Epitácio Pessoa e público dos mais diversos segmentos.

ASCOM/ ELEGISPB


Servidores, profissionais e estudantes participam de abertura do curso em Comunicação Política e Legislativa

Promovido pela Escola do Legislativo da Paraíba – ELEGIS PB, teve início nesta segunda-feira, 21 de agosto, o Curso de Extensão em Comunicação Política e Legislativa, que tem como intuito a qualificação dos servidores e profissionais neste segmento.

Ministrado pelo professor Rodopho Raphael, a extensão tem carga horária de 40 horas/aula e versa entre conteúdos que permeiam os conceitos de marketing, teoria política, visões contemporâneas da relação entre mídia, poder e como eles afetam a opinião pública na construção de um novo modelo nas transformações do campo comunicacional político, que possuem relação com a crescente centralidade da mídia nas sociedades contemporâneas.

De acordo com Rodolpho Raphael, ao final, o aluno conhecerá e estará apto a executar as melhores práticas que podem ser utilizadas durante o dia-a-dia, bem como desenvolver competências para aplicar os conceitos em ações que possam posicionar adequadamente o político ou assessorado nos meios de comunicação, sejam eles TV, rádio ou internet, aumentando e estabelecendo um canal de comunicação com os segmentos de seu interesse”

O curso que acontece nas segundas e sextas das 09 às 11h30 e se estende até o final de outubro, faz parte do Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento Profissional de Servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba. Criado em 2016, já passaram pelo programa 300 pessoas e atualmente conta com 425 que se dividem nos cursos de língua francesa, espanhola e inglesa, Gestão de RH, Gestão do atendimento ao Público e Informática.

Ascom/ELEGISPB

Escola do Legislativo promove testes de nivelamento para cursos de língua estrangeira

A Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo” está promovendo, durante esta semana, um teste de nivelamento para os novos alunos querem ingressar nos cursos de Língua Estrangeira (Inglês, Francês e Espanhol) ofertados pela instituição aos servidores (e seus dependentes) da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba e pessoas da comunidade em geral. Os cursos são gratuitos.

Na segunda-feira (14/08) foram iniciados os testes para Francês e Espanhol, ministrados pelas professoras Jéssica Holanda e Wanessa Dinoá, respectivamente. Os testes para os alunos interessados em Inglês começam nesta terça-feira (15/08), com as professoras Maria Helena Toscano e Daize Lellys, e Francês, com a professora Jessica Holanda.

Os interessados devem se encaminhar à secretaria da Escola do Legislativo, localizada à avenida desembargador Souto Maior, nº 77, Centro de João Pessoa (PB), munidos de documentos pessoais e uma foto 3 x 4. Um vez aprovados, já poderão assistir à próxima aula do idioma escolhido.

A ElegisPB decidiu promover o nivelamento, de acordo com a diretora geral Maria Helena Toscano, “para oportunizar às pessoas que já tiveram algum conhecimento da língua e desejavam continuar sua formação, inserindo-os num contexto adequado ao nível de conhecimento que possuíam. Assim sendo, o desenvolvimento e o crescimento intelectual na aprendizagem acontece de forma natural, simples e harmônica”.

Neste semestre, a Escola do Legislativo abriu inscrições para turmas iniciantes de Inglês e Francês e promoveu um alinhamento entre os alunos do curso de Espanhol II e III, formando duas turmas muito mais homogenias e facilitando o aprendizado de forma linear e equilibrada.

Escola do Legislativo realiza “Festa do Arraiá” e homenageia a Primeira Dama Manuela Maia

A Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo” promoveu nesta segunda-feira (19/06) a sua confraternização de encerramento do primeiro semestre letivo. A ”Festa do Arraiá” contou com a presença de diretores e servidores da ElegisPB e foi prestigiada pela primeira dama do Poder Legislativo, Manuela Maia, esposa do deputado Gervásio Maia Filho (PSB) e presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), que estava acompanhada pelas senhoras Tatiana Aquiaria, esposa do deputado Genival Matias (Avante); e Shirlene Gadelha, esposa do deputado Hervázio Bezerra (PSB); além da assessora parlamentar Micheline Carvalho, da APPL.

O evento também foi marcado pela homenagem dos diretores e servidores da Escola do Legislativo a Dona Manuela, por ocasião da passagem do seu aniversário, no domingo (18/06). Coincidentemente a comemoração acabou sendo conjunta, uma vez que a senhora Tatiana Aquiaria também estava comemorando o seu aniversário, nesta segunda-feira (19/06).

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO:

Maria Helena é reeleita para a Secretaria Geral da ABEL para o biênio 2017/2019

A professora Maria Helena Toscano Moura de Caldas Barros (na foto), Diretora Geral da Escola do Legislativo da Paraíba, foi reeleita, nesta quarta-feira (07/06), para o cargo de Secretária Geral da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), durante o XXIX Encontro da entidade, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

Maria Helena é reconduzida como dirigente nacional da ABEL desde 2003 (ano da fundação da associação), tendo ocupado a Diretoria Regional do Nordeste por quatro mandatos consecutivos, a Secretaria Geral por dois mandatos e um mandato como Vice-Presidente. A Paraíba, portanto, sempre esteve representada na diretoria da ABEL.

A executiva paraibana está à frente da Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo”, da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, desde sua instalação, no dia 29 de agosto de 2003, na gestão do presidente Rômulo José de Gouveia.

A ElegisPB foi criada pela Decreto Lei nº 7.125, de 03 de janeiro de 2002, subscrito pela Mesa Diretora, presidida pelo então deputado Gervásio Maia, pai do atual presidente da “Casa de Epitácio Pessoa”, Gervásio Maia filho (PSB).

Maria Helena volta a João Pessoa nesta quinta-feira (08/06) para retomar suas atividades à frente da ElegisPB, oportunidade em que será recepcionada, como muita alegria, pelo quadro de servidores da instituição que presta relevantes serviços ao Poder Legislativo Estadual e à população paraibana.

Escola do Legislativo promove palestras com Willian Jones Bomfim e Shirley Almeida

A Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo” dá continuidade ao Ciclo de Palestras do Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento Profissional de Servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta quarta-feira (07/06), com uma discussão sobre “Entendendo os Paradigmas”. O palestrante será o professor Willian Jones Bomfim (na foto acima), especialista em Marketing Pessoal, Marketing Empresarial e Coaching com formação internacional.

Na quarta-feira (14/06) da próxima semana, acontecerá a palestra “Vencendo o Medo de Falar em Público”, ministrada pela professora fonoaudióloga e professora de oratória Shirley Almeida (na foto acima). As palestras são gratuitas e acontecerão das 09h00 às 11h00, na Sala 1 da ElegisPB.

Neste semestre, a Escola do Legislativo está oferecendo cursos de capacitação nas áreas de Gestão Organizacional e Recursos Humanos e de Secretariado Executivo e Rotinas Administrativas.

ABEL prepara o XXIX Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas, em Fox do Iguaçu

A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL, realizará, nos dias 7, 8 e 9 de junho, seu XXIX Encontro, em parceria com a União dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE e o Instituto Legislativo Brasileiro – INTERLEGIS, do Senado Federal. O evento acontecerá na na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

A ABEL tem se empenhado em divulgar e estimular as Escolas do Legislativo e de Contas em programas de cidadania junto aos estudantes e professores das Escolas de Educação Formal, como a eleição de Vereadores Mirins, Deputados por um Dia e Jovem Senador, além de sugerir a criação de bibliotecas nas Casas Legislativas e Cortes de Contas para a formação cidadã.

“Os resultados são inequívocos, pois temos mantido a tradição de organizarmos dois eventos por ano, como elemento de formação da cidadania e fortalecimento do processo democrático nacional”, diz o comunicado da associação.

A participação das Escolas do Legislativo, mantidas pelos Municípios, Estados e no âmbito federal, assim como das Escolas de Contas, das três esferas de poder, segundo a ABEL, é extremamente relevante para a continuidade dos trabalhos que estão em curso em prol da comunidade do Poder Legislativo.

Presidente da ALPB visita a Escola do Legislativo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gervásio Maia Filho (PSB), fez uma visita de cortesia à Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo”, na tarde desta segunda-feira (08/05). Na oportunidade, o parlamentar estava acompanhado da 1ª dama e presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo, Manuela Maia.

O casal foi recepcionado pela diretora da Elegispb, professora Maria Helena Toscano Moura de Caldas Barros. Eles conversaram durante alguns minutos na Sala da Diretoria e, em seguida, percorreram as dependências da Escola do Legislativo. Em todos os ambientes, o casal cumprimentou os servidores.

Na sala de aula onde funciona o Cursinho Social Pré-Enem, Gervasinho cumprimentou o professor Ricardo, de História, e os alunos, oportunidade em que, em rápidas palavras, desejou boa sorte a todos no próximo vestibular.

Durante a visita, Gervasinho pediu informações à professora Maria Helena sobre o funcionamento da ElegisPB, bem como as melhorias que a instituição precisa para otimizar sua prestação de serviços aos servidores da “Casa de Epitácio Pessoa” e à comunidade em geral

CONFIRA MAIS FOTOS: