Núcleo de Estudos Legislativos da ELEGIS inicia publicação de pesquisas acadêmicas
O Núcleo de Estudos Legislativos da ELEGIS deu início à publicação das primeiras produções acadêmicas desenvolvidas por seus pesquisadores. O primeiro artigo é assinado por Lucas Ribeiro, doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e graduado em História e Economia. O estudo foi produzido em parceria com o professor Rodolpho Raphael de Oliveira, coordenador do grupo de pesquisa.
O artigo analisa o impacto da comunicação política digital na ascensão de lideranças políticas, tendo como foco a eleição de Javier Milei à presidência da Argentina em 2023. O estudo investiga, por meio da análise de discurso, como Milei utilizou o conceito de “populismo libertário”, preconizado por Murray Rothbard, para conquistar eleitores, rompendo com o tradicional decoro político. A pesquisa examina suas estratégias de comunicação nas redes sociais Instagram e TikTok e avalia como essa abordagem influenciou seu sucesso eleitoral e está repercutindo na política brasileira, especialmente nas Eleições Municipais de 2024.
Ao longo do ano, o professor Oliveira orientou e incentivou os participantes do Núcleo a desenvolverem produções científicas em diversas áreas do conhecimento legislativo. O Núcleo tem como principal missão fomentar a pesquisa acadêmica em linhas temáticas estratégicas, incluindo:
✅ Eleições, Comunicação Política e Eleitoral
✅ História e Poder Legislativo na Paraíba
✅ Poder Legislativo e Ciberdemocracia
✅ Poder Legislativo e Direito Parlamentar
Com essa iniciativa, a ELEGIS reforça seu compromisso com a produção e a disseminação do conhecimento científico voltado para o fortalecimento do Poder Legislativo e da democracia.
Os interessados em acompanhar os estudos e participar das futuras pesquisas podem acessar os canais oficiais da ELEGIS para mais informações.
ASCOM