Metodologias ativas pautam Jornada Pedagógica da Escola do Legislativo da Paraíba

Com o tema: “A Curva Pedagógica e a aplicação de Metodologias ativas no ensino legislativo, a ELEGIS-PB, realiza de 29 de janeiro a 01 de fevereiro a I Jornada Pedagógica que reunirá direção, professores e servidores em preparação ao início das atividades do semestre letivo 2018.1 da instituição.

Temas como ‘aula invertida’, cognição, relatos de práticas inovadoras em sala de aula e a possibilidade de utilização de novas ferramentas tecnológicas para estimular o aprendizado do estudante, farão parte da extensa programação de palestras, oficinas e minicursos.

A cerimônia de abertura será realizada pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Helena Toscano e pela coordenadora pedagógica, Luiza Braz. Logo após, a professora e doutora Jânia de Faria, abrirá os trabalhos com o painel ‘Metodologias ativas na promoção da autonomia discente’, seguido da professora e doutora em sociologia, Dira Vieira, que explanará ‘as novas tecnologias como ferramentas educacionais’.

Projeto Piloto Premiado em 2017

A metodologia ativa é considerada um amplo processo de aprendizagem e tem como característica a inserção do aluno como centro deste processo. Foi pensando nisso, que a implantação destas metodologias aconteceu nos cursos de comunicação política e comunicação digital, onde o professor ao promover autonomia ao estudante, faz com que, ele trilhe e guie o seu caminho rumo à aprendizagem que ele deseja, seja na perspectiva teórica, prática e/ou discursiva.

Tais ações, renderam à Escola do Legislativo da Paraíba o Prêmio ABEL 2017, ofertado pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, na categoria ‘Ensino Legislativo’.

 Programação

Durante toda a Jornada, além dos painéis temáticos, os professores estarão reunidos em grupos de trabalho com intuito de elaborar o planejamento estratégico 2018. Dentre os pontos à serem trabalhados estará o ano jubilar em comemoração aos 15 anos da ELEGIS, como também a II Edição do Fórum de Educação Legislativa – FELEGIS.

Confira agora:

Comentários encerrados.