Diretora da ELEGIS PB é eleita Secretária Geral da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas.
.
A Professora Maria Helena Toscano, diretora da Escola do Legislativo da Paraíba (ELEGIS PB), mantida pela Assembleia Legislativa do Estado, foi reconduzida ao cargo de Secretária-Geral da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) para o biênio 2025–2027. A eleição aconteceu durante o 41° Encontro da ABEL, realizado em Natal, capital do Rio Grande Norte, na última sexta-feira, 06 de junho.
.
Essa é a sexta vez que Maria Helena assume essa função na diretoria da ABEL. Ao longo de sua trajetória na entidade, ela também já atuou como Vice-Presidente e Diretora Regional – Nordeste por tres mandatos. A diretora agradeceu o apoio da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba, com destaque ao presidente, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), pelo respaldo constante à ELEGIS.
.
Para Maria Helena, continuar à frente da Secretaria-Geral da ABEL é uma grande responsabilidade e motivo de alegria. Ela destacou que a recondução reafirma o protagonismo da Escola do Legislativo da Paraíba nas decisões nacionais que envolvem a educação legislativa. “Representar o Poder Legislativo Paraibano e seguir contribuindo com a ABEL é uma missão que abraço com dedicação e fé no papel transformador da educação”, pontuou.
.
Além da Secretária-Geral, foram eleitos para a diretoria da ABEL:
• Presidente: Roberto Eduardo Lamari (Câmara Municipal de Itapevi/SP)
• Vice-Presidentes: Taís Ferreira (Câmara Municipal de Poços de Caldas/MG), José Bezerra Marinho (Assembleia Legislativa do RN) e Perroneo Tojal Silva (TCE-AL)
• Diretoras e Diretores Regionais: Gabriela Pereira da Silva (Norte – Câmara de Marabá/PA), Sarah Pinto de Holanda (Nordeste – ALCE), Jane Marrocos (Centro-Oeste – Câmara Distrital/DF), Guilherme Wagner Ribeiro (Sudeste – ALMG) e Ricardo Aires Simas (Sul – Câmara de Uruguaiana/RS).
.
As escolas do legislativo, criadas a partir da Constituição de 1988, têm como objetivo capacitar servidores para um serviço público mais eficiente e humano, além de fomentar o diálogo democrático com a população trazendo-os para conhecer o que faz e como faz o Poder Legislativo.