Equipe do BID vê avanços do Interlegis em videoconferência com os Estados

Carlos Santiso, Chefe da Divisão de Modernização do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento, veio a Brasília acompanhar os desdobramentos da nova fase do Programa Interlegis. Com técnicos do BID, participou de videoconferência com quatro Assembleias e diretores do Interlegis.

Uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), chefiada Carlos Santiso, chefe da Divisão de Modernização do Estado daquele organismo, reuniu-se nesta quarta-feira com a direção do Interlegis para avaliar os avanços do Programa. Santiso veio de Washington para acompanhar a nova fase do Programa, que conta com recursos do BID, e conhecer melhor os produtos e serviços que são oferecidos às casas legislativas de todo o país e quais os resultados desta ação.

Em videoconferência da qual participaram as Assembleias de Minas Gerais, Paraíba, Bahia e Amazonas, a equipe pôde ouvir relatos de como a atuação do Interlegis tem provocado avanços concretos nos processos de modernização e transparência do Legislativo. Dino Caprirolo, que coordena pelo BID o Interlegis2, notou avanços no cumprimento das metas.

Carlos Santiso quis saber de Maria Helena Toscano, diretora do Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa da Paraíba, qual seria, em poucas palavras, o principal resultado alcançado com a ajuda do Interlegis. “O fortalecimento da democracia; sem o Interlegis, nós teríamos um grande retrocesso”, disse ela, que também destacou o apoio do Programa em ações de capacitação de pessoal, modernização tecnológica e integração com as outras instâncias do Legislativo, com instrumentos como a videoconferência.

Já Guilherme Wagner Ribeiro, coordenador pedagógico da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais, destacou “o papel estratégico do Interlegis” em aumentar a rede de relacionamento entre as casas legislativas, sobretudo entre aquelas com menor infraestrutura, que carecem de maior suporte. Ele também falou da importância dos cursos de educação à distância. “É grande a nossa expectativa em intensificar esta parceria, porque há uma demanda muito grande por qualificação”.

Dino Caprirolo e Carlos Santiso pediram aos representantes da Escola do Legislativo da Assembleia da Bahia que exemplificassem como a ação do Interlegis ajuda na maior transparência e aproximação do Legislativo estadual com a população. Alberto César disse que, sem esta parceria, eles não conseguiriam sequer despertar o interesse dos cidadãos pelos seus direitos. Também destacou o trabalho de interiorização dos produtos e ferramentas do Interlegis, como o Portal Modelo para a internet.

Os diretores do Interlegis Haroldo Tajra, Mariângela Cascão e José Dantas deram detalhes dos números relativos ao desenvolvimento do Programa, como o de Câmaras já atendidas ou de alunos dos cursos à distância. De Rolim de Moura, onde participa de oficinas e um Encontro com 19 Câmaras Municipais de Rondônia, Francisco Biondo também falou do trabalho que vem sendo realizado, com destaque para a atualização dos regimentos internos e leis orgânicas dos municípios. Haroldo Tajra falou do alcance da atuação do Interlegis, praticamente em 100% do território nacional, afirmando que ele é hoje “uma marca consolidada”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Ricado Nicolau, também participou da videoconferência, ressaltando seu desejo em ampliar a parceria com o Interlegis e até em desenvolver um programa semelhante no Estado, de forma a atingir os pequenos municípios, “que não dispõem de pessoal qualificado, nem de recursos técnicos”.

A videoconferência, que durou mais de uma hora, foi seguida então de uma reunião de caráter técnico, para avaliar o cumprimento das metas e analisar detalhes mais técnicos do Programa que, segundo a equipe do BID, continua contando com o apoio do Banco.