Pular para conteudo principal

Notícias

Deputados debatem com especialistas políticas de relações internacionais para a Paraíba

Publicado em 28 de maio de 2019

WhatsApp Image 2019-05-28 at 6.38.07 PMA Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (28), audiência pública para debater políticas de relações internacionais para a Paraíba. O evento, que reuniu técnicos, professores, estudantes e profissionais da área, visou discutir o planejamento para o desenvolvimento econômico do estado.

De acordo com a presidente da Frente, a deputada Pollyanna Dutra (PSB), o avanço das relações exteriores foi uma das soluções encontradas pelo grupo de trabalho da Assembleia para desenvolver a região do semiárido. “Discutimos o que a gente pode agregar de valor a um produto subaproveitado da agricultura familiar, como o mel de abelha ou uma água de coco, e torná-los num padrão internacional para Europa e Ásia, continentes onde se encontram países que querem esses produtos. A ideia é essa, junto com alguns deputados e com a sociedade civil, em um efeito bem sinérgico, fazer com que esse Parlamento consiga ter esse debate”, frisou.

O deputado Caio Roberto (PR) ressaltou a importância de potencializar os valores dos produtos oriundos do semiárido paraibano. “Lógico que não é uma matemática simples de se resolver. É algo que se construirá ao longo de alguns anos, mas é preciso que se dê o passo inicial. Além de agregar valor, precisamos de um incentivo fiscal do Governo Federal, de uma modernização do processo de exportação e de importação. A Assembleia, mais uma vez, está fazendo seu papel e nós estamos aqui para colaborar e torcer para que essa ideia se concretize”, disse.

WhatsApp Image 2019-05-28 at 6.38.08 PMPara o deputado Cabo Gilberto Silva (PSL), a iniciativa pode beneficiar um milhão de habitantes no estado. “A gente já foi a Pombal e diversos deputados estão interessados em debater esse problema do semiárido, até porque temos que deixar o produto da Paraíba ser valorizado em nosso estado. Isso vai melhorar a qualidade de vida, porque vai manter os empregos nas cidades onde as pessoas nasceram, como também vai aumentar a economia no alto sertão”, explicou.

O deputado Eduardo Carneiro (PRTB), que preside a Frente Parlamentar  de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, aposta na articulação interna das Frentes para ampliar a atuação dos projetos na Casa. “As duas Frentes têm tudo a ver, inclusive esse debate de abertura do mercado internacional. Sem dúvida, nós vamos seguir adiante com a ideia de criar uma comissão para defesa e incentivo às relações exteriores. Então, acredito muito que, a partir daqui, vamos conseguir divulgar, levar e estreitar os laços internacionais com outros países”, declarou.

O secretário executivo da Receita Estadual, Bruno Frade, elogiou a ação da Frente e destacou a necessidade da discussão do tema. “A deputada Pollyanna Dutra traz mais uma vez o debate dessa possibilidade de incentivarmos o mercado do semiárido, de uma forma que viabilizemos aumentar o nosso envio de mercadorias para o exterior. Indiscutivelmente o sertão da Paraíba tem seus potenciais e eles precisam ser explorados”, afirmou.

“Nesse sentido, o Governo do Estado vem para dar as mãos para que possamos, sim, melhorar essa balança entre importação/exportação, levando para o mercado exterior o que nós temos de melhor, dentre eles nossos calçados, frios, frutas e materiais, com produtos que já são comercializados no mercado externo”, completou.

Também participaram da audiência pública os deputados Anderson Monteiro, Bosco Carneiro, Chió, Júnior Araújo e Tovar Correia Lima; o diretor da Câmara de Comércio Exterior da Paraíba, Marcelo Abrantes; e a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Pombal, Mônica Tejo.

Multimídia

Imagens em alta resolução

WhatsApp Image 2019-05-28 at 6.38.07 PM WhatsApp Image 2019-05-28 at 6.38.08 PM
≪ Voltar para a Agência de Notícias