Pular para conteudo principal

Notícias

ALPB concede cidadania paraibana e medalha Epitácio Pessoa ao médico Marcelo Paulo Tissiani

Publicado em 14 de novembro de 2025 às 12:28

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, nesta sexta-feira (14), sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Paraibano e da Medalha Epitácio Pessoa ao médico Marcelo Paulo Tissiani, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao estado. O Título foi proposto pelo ex-deputado estadual Cabo Gilberto, agora deputado federal, enquanto a Medalha partiu de iniciativa do deputado Michel Henrique. A sessão solene aconteceu no Plenário da Casa e contou com a presença dos parlamentares autores das homenagens, além de médicos, familiares e amigos do homenageado.

 

O deputado Michel Henrique, autor da Medalha de Epitácio Pessoa, destacou que a homenagem é um reconhecimento “por todo o legado, dedicação e o trabalho competente em prol da saúde paraibana”. Ele lembrou que o homenageado já exerceu a direção do Hospital Universitário Lauro Wanderley de João Pessoa e “prestou um excelente serviço”, reforçando que, por toda a sua dedicação à Paraíba, “nada mais justo do que homenageá-lo com as duas maiores comendas desta Casa, que são a Medalha Epitácio Pessoa e o Título de Cidadão Paraibano”.

 

“Essas homenagens servem para que ele se sinta cada vez mais à vontade de se dedicar à saúde da Paraíba. Trata-se de uma homenagem a um grande homem que fez e ainda faz tanto pela saúde pública do nosso estado”, completou.

 

O deputado federal Cabo Gilberto ressaltou o merecimento das homenagens ao médico Marcelo Tissiani pelas contribuições dadas à saúde pública paraibana. “Sem dúvida nenhuma, o doutor Tissiane fez um grande trabalho como médico aqui na Paraíba e, especialmente, à frente do Hospital Universitário na condição de superintendente. E tirou o HU do sucateamento de décadas, colocou todos os andares para funcionar com sua habilidade, que lhe é peculiar. Como médico é um profissional brilhante. Sem dúvida nenhuma, ele merece nosso respeito, nossa consideração e essa justa honraria da Casa do Povo Paraibano, que hoje lhe entrega o Título de Cidadão Paraibano e a Medalha Epitácio Pessoa”, declarou.

Durante a solenidade, a esposa do homenageado, Jackeline Tissiani, relembrou a trajetória de quase três décadas ao lado do médico Marcelo Tissiani, desde os tempos de faculdade até a decisão do casal de construir uma nova vida em João Pessoa, onde foram rapidamente acolhidos pela comunidade. “Um dia Marcelo definiu que nós iríamos morar em João Pessoa, e quando chegamos fomos muito bem acolhidos. A gente se apaixonou pela cidade, pelas pessoas que moram aqui. Então, é uma honra que ele possa receber esse título de cidadão paraibano, porque nós somos originalmente de outro estado, mas a Paraíba é a nossa casa”, afirmou.

Natural da cidade de Curitiba, no Paraná, o homenageado formou-se em medicina pela Universidade Federal de Goiás. Em 2010, mudou-se para João Pessoa com a família, após aprovação no concurso público para o cargo de médico no Hospital Universitário Lauro Wanderley, onde tornou-se preceptor da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia. Dez anos mais tarde, foi nomeado superintendente da Unidade de Saúde.

Para o médico Marcelo Paulo Tissiani, ser agraciado com a maior honraria do Poder Legislativo Paraibano, a Medalha Epitácio Pessoa, é motivo de muita honra por tratar-se de um reconhecimento vindo dos representantes do povo. O médico destacou a satisfação pelo reconhecimento aos seus 17 anos de trabalho. “É uma alegria enorme ter meu trabalho de 17 anos reconhecido. Agradeço ao deputado Michel, ao Cabo Gilberto e a todo acolhimento que recebi na Paraíba, mesmo não sendo daqui. Esta homenagem é um marco na minha trajetória e é motivo de festa para mim e minha família”, disse.