Audiência Pública discute prestação de contas da Secretaria Estadual da Saúde

Publicado em 30 de outubro de 2018

291018 - Comissão de Saúde - Balanço do Estado - ©nyll pereira - 07A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (29), uma Audiência Pública para a prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) referente ao segundo quadrimestre de 2018. A audiência foi promovida pela Comissão da Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, em cumprimento à Lei Complementar 141/2012, que regula o financiamento mínimo em saúde. Além do presidente da Comissão da Saúde, deputado Antônio Mineral, participaram ainda os parlamentares Hervázio Bezerra e Estela Bezerra.

O deputado Antônio Mineral disse que os dados apresentados mostram os esforços do Governo do Estado no cumprimento das metas, superando o que determina a Constituição. “Como presidente da Comissão de Saúde, me sinto muito satisfeito com a explanação da secretária da Saúde Cláudia Veras, mostrando as áreas em que foram investidos os recursos durante os últimos quatro meses, além de obras como o Hospital de Oncologia de Patos, pela qual eu lutei e que já está atendendo a população”, acrescentou.

291018 - Comissão de Saúde - Balanço do Estado - ©nyll pereira - 04Na apresentação do relatório, a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, destacou dados como cobertura populacional estimada pelas equipes de atenção básica e cobertura populacional estimada de saúde bucal na atenção básica. “Temos trabalhado intensamente para a organização e estruturação dos serviços de saúde, e essa audiência é uma oportunidade de mostrarmos à sociedade paraibana tudo o que a pasta tem feito nessa área, que é tão prioritária”, disse.

De acordo com o relatório, de maio a agosto de 2018 a cobertura estimada em equipes de saúde da família chegou a 98,32%, ultrapassando a meta anual, que é de 98%. Outro destaque apontado pela secretaria foi a ampliação no núcleo de imunização do Estado, que passou de 600 mil doses para 3 milhões de doses.

Hospitais – Os hospitais entregues à população pelo Governo do Estado no 2º quadrimestre de 2018 também foram citados na apresentação da prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde.

O Hospital do Bem, Unidade de Oncologia do Sertão, em Patos, recebeu investimentos de R$ 5,9 milhões em obras e em equipamentos, com custo de manutenção de R$ 60 milhões ao ano.

Já a outra unidade hospitalar entregue à população foi o Hospital de Picuí, com investimento superior a R$ 4 milhões, atendendo a 115 mil pessoas das 13 cidades referenciadas.

291018 - Comissão de Saúde - Balanço do Estado - ©nyll pereira - 04 291018 - Comissão de Saúde - Balanço do Estado - ©nyll pereira - 07