Notícias
Audiência Pública discute problema do lixo em Santa Rita
Publicado em 7 de junho de 2016
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (7) uma Audiência Pública com o objetivo de debater o problema da coleta de lixo da cidade de Santa Rita. Esta situação tem colocado a população em situação vulnerável por conta dos dejetos que se amontoam no meio da rua e atingem até os rios da cidade, de acordo com o propositor do tema, deputado Ze Paulo.O presidente da Comissão, deputado Jeová Campos, fez um breve relato sobre a situação que os parlamentares encontraram na visita realizada no mês passado e garantiu
que a Casa de Epitácio Pessoa vai continuar acompanhando o caso, já que a situação é um problema de saúde pública. O parlamentar garantiu ainda que vai utilizar as imagens da TV Assembleia, que acompanhou a visita dos parlamentares, para que o Ministério Público e demais autoridades tomem providências com relação ao caso.
que a Casa de Epitácio Pessoa vai continuar acompanhando o caso, já que a situação é um problema de saúde pública. O parlamentar garantiu ainda que vai utilizar as imagens da TV Assembleia, que acompanhou a visita dos parlamentares, para que o Ministério Público e demais autoridades tomem providências com relação ao caso.Já para o deputado Ricardo Barbosa, o que ocorre na cidade é crime ambiental. “Está ocorrendo uma situação inaceitável, pois a população está sofrendo com esta situação. O povo de Santa Rita merece ser tratado com respeito e os problemas da cidade devem ser resolvidos pelo poder público municipal”, pontuou.
O deputado Buba Germano defendeu que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) seja produzido pelo Ministério Público para que o problema possa ser superado. “A irresponsabilidade da gestão municipal de Santa Rita está causando danos à população”, resumiu.
Deputado Zé Paulo de Santa Rita ressaltou que a população está sendo penalizada pela irresponsabilidade do
prefeito da cidade. “Precisamos que os órgãos competentes tomem uma providência urgente para que essa situação possa ser contornada”, disse. O parlamentar destacou ainda que o problema é causado pela falta de pagamento da Prefeitura a empresa que fazia a coleta de lixo.
prefeito da cidade. “Precisamos que os órgãos competentes tomem uma providência urgente para que essa situação possa ser contornada”, disse. O parlamentar destacou ainda que o problema é causado pela falta de pagamento da Prefeitura a empresa que fazia a coleta de lixo.A inspeção, que ocorreu no dia 24 de maio, mostrou aos parlamentares diversos locais onde os lixos estão sendo depositados, como calçadas de posto de saúde, os dois mananciais que cortam a cidade, terrenos baldios e até no meio da rua.
A Audiência Pública contou também com a presença dos deputados João Gonçalves e Anísio Maia, além de representantes da Cagepa, Tribunal de Contas do Estado, Polícia Militar, Ibama e moradores da cidade.
Reunião
Antes do início da Audiência, os parlamentares da Comissão de Desenvolvimento realizaram uma reunião, onde foram analisadas e aprovadas sete matérias, com destaque para o projeto 433/15, do deputado Buba Germano, que institui a Lei de Proteção e Defesa dos Animais; e o 600/15, do deputado Adriano Galdino, que dispõe sobre a utilização de água de reuso pelo Corpo de Bombeiros.Além disso, também foram aprovados o projeto 602/15, também do deputado Adriano Galdino, que estabelece diretrizes para o Programa Estadual de Conscientização, uso Racional e Economia de Energia Elétrica; e o projeto 616/15, do deputado Bosco Carneiro, que disciplina o transporte público individual intermunicipal de passageiros.
≪ Voltar para a Agência de Notícias



