Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia Legislativa participa de Fórum do Movimento Político pela Unidade

Publicado em 21 de agosto de 2015

Fórum MPPU (4)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou, nesta quinta-feira (20), do Fórum do Movimento Político pela Unidade. O evento ocorreu no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e contou com a presença do presidente da ALPB, Adriano Galdino, e os deputados Jutay Meneses, Bosco Carneiro, João Gonçalves, Renato Gadelha, Janduhy Carneiro e Tovar Correia Lima.

Com o tema ‘Fraternidade: necessidade ou utopia, o Fórum também contou com a presença do presidente do MPPU, Sérgio Prévid; do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto e o vereador Raoni Mendes, além de prefeitos, vereadores, autoridades, assessores parlamentares, participantes do MPPU e a população em geral.

O presidente Adriano Galdino falou sobre a importância do tema para a vida dos políticos e destacou que a política retira a privacidade das pessoas, já que o mundo externo interage com os políticos a qualquer hora, não escolher ocasião. “Abri mão de muitas coisas, privamos nossa família de uma vida social. Mas a política é uma coisa graciosa. Não existe nada melhor do que um político inaugurar uma obra, algo que beneficia diretamente a população”, disse.

Adriano Galdino também destacou da necessidade da classe política discutir caminhos para otimizar a participação dos parlamentares na vida da população. “Estamos mais perto do povo e por isso temos que buscar caminhos para participar mais efetivamente das decisões que visem melhorar a vida do nosso povo”, ressaltou.

João Gonçalves lembrou o país vive hoje em uma crise política. “O povo não aguenta mais a forma de se fazer política no Brasil”, falou. Bosco Carneiro ponderou que o parlamento representa a legitimidade do povo e muitas vezes o dia-a-dia de um parlamentar é cheio de compromissos que culmina com o distanciamento dos políticos da fraternidade.

Sérgio Prévid, presidente do MPPU, proferiu palestra e falou sobre os fundamentos do movimento. “Partimos dos três ideais da Revolução Francesa de igualdade, liberdade e fraternidade para refletir que a liberdade foi buscada através do capitalismo e a igualdade através do socialismo, mas a fraternidade ficou esquecida”, ressaltou.

O palestrante também falou sobre Chiara Lubich, a criadora do movimento, que descobriu durante uma leitura ao evangelho em plena segunda guerra mundial o apelo à fraternidade universal, que deve ser pilar da política, e partir disso iniciou a difusão de suas ideias por todo o mundo. “Uma pessoa uma vez eleita, ela não é mais do seu partido. Mas do local que foi eleito para representar, a serviço do bem comum”, salientou.

Para Marta Ataíde, presidente do MPPU, o movimento tem tido aceitação em diversas cidades do Estado. “Precisamos de força junto a classe política para atingir a fraternidade universal”, concluiu.

Multimídia

Imagens em alta resolução

Fórum MPPU (4) Fórum MPPU (4)
≪ Voltar para a Agência de Notícias