Notícias
ALPB concede título de cidadã paraibana à guarda civil, Iris Cavalcante
Publicado em 17 de novembro de 2025 às 17:29
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta segunda-feira 17), o Título de Cidadã Paraibana à presidente do Sindicato dos Guardas Civis da Paraíba, Iris Moreira Ribeiro Cavalcante, durante solenidade no plenário da Casa. A iniciativa, proposta pelo deputado Gilbertinho, destacou trajetórias de luta, contribuição social e fortalecimento das instituições em diferentes regiões do estado.
Ao justificar a homenagem, o deputado ressaltou o impacto do trabalho da homenageada. “Estamos aqui homenageando pessoas que têm um relevante serviço para o Estado. Iris Cavalcante é uma defensora incansável da Guarda Civil, mobilizando essa pauta tão importante em João Pessoa e nos demais municípios. Ela veio para a Paraíba ainda bebê e aqui construiu sua vida”, afirmou.
Trajetória de Iris Cavalcante: liderança pioneira na segurança pública
Nascida em Juazeiro (BA), mas criada na Paraíba desde os primeiros meses de vida, Iris Cavalcante consolidou sua carreira na segurança pública. Formada em Educação Física e pós-graduada em Segurança Pública, ingressou na Guarda Civil de João Pessoa em 2014. Em 2022, fez história ao se tornar a primeira mulher na Paraíba e a segunda no Brasil a presidir um sindicato estadual dos Guardas Civis, sendo eleita para o comando do Sindicato dos Guardas Municipais da Paraíba (SINDGM-PB).

Emocionada, Iris destacou o simbolismo do reconhecimento. “É imensurável. Nunca imaginei que um dia estaria aqui recebendo o título de um lugar onde não nasci, mas onde cresci. Estou há mais de 40 anos na Paraíba. Sempre me senti paraibana, faltava apenas ser adotada oficialmente. Hoje é a realização de um sonho”, declarou. Sobre sua atuação sindical, reforçou o orgulho da missão: “Sou a primeira mulher no país a assumir um sindicato estadual da Guarda Civil. Represento uma categoria majoritariamente masculina com muito orgulho e honra. Já temos muitas conquistas e seguimos lutando.”
O secretário de Segurança de João Pessoa, João Almeida, também destacou a relevância da homenagem. “É a primeira mulher que representa essa categoria tão importante das guardas municipais do nosso estado. Venho aqui, como pessoense, agradecer pelos serviços desta cidadã agora paraibana. Ela sempre foi uma excelente GCM e tem representado a categoria como nunca vi. Eu sei o quanto é árdua a luta sindical e, para ela, tiro o chapéu”, afirmou.