Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia entrega Comenda Talento Esportivo à Unifacisa 

Publicado em 19 de junho de 2019 às 9:58

c9f7d3ef-6993-4e58-8988-efc6c960fcfcA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, durante sessão solene nesta terça-feira (18), a Comenda Talento Esportivo Desportista Genival Leal de Menezes à equipe de Basquete da Unifacisa, que no final do último mês de maio, venceu a Liga Ouro 2019 e conseguiu acesso a NBB (Novo Basquete Brasil) – liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete. A equipe, que foi fundada em 2012, em Campina Grande, se tornou o primeiro time do Nordeste a ganhar a divisão, garantindo vaga na elite do NBB.
O presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB), que foi aluno do centro universitário, ressaltou que a equipe vencedora traz um grande reconhecimento ao estado pela conquista da liga nacional. “O feito da Unifacisa é o mesmo se o Botafogo, Treze ou Campinense estivessem na Série A do futebol brasileiro. A Unifacisa está agora na Série A do basquete nacional. Nós temos que agradecer a instituição, na pessoa de Dalton Gadelha, chanceler do centro, por ter elevado muito o nome da Paraíba, de Campina e da Unifacisa, levando a nossa garra e força para todo o Brasil”, afirmou.

Para o deputado Tovar Correia Lima (PSDB), autor da propositura, é fundamental o estímulo ao esporte pelas instituições de educação. “A Unifacisa montou uma equipe97c4fcd5-8d02-4fa9-8c9e-409a92dd4a15 e comissão técnica competentes. Foi para a luta no primeiro ano e perdeu. No segundo ano, subiu para a Série A e a gente precisa vangloriar, homenagear e incentivar, não só convidando nossos amigos e famílias para assistir aos jogos, mas com esse tipo de discussão aqui na Assembleia, fomentando sempre o debate, o diálogo e, acima de tudo, o incentivo ao esporte no estado da Paraíba”, destacou.

O chanceler da Unifacisa, Dalton Gadelha, agradeceu a honraria concedida pela ALPB e disse que o clube está preparado para competir na elite do basquete nacional. “Como a Casa Epitácio Pessoa representa o povo da Paraíba, estou me sentindo abraçado por cada cidadão paraibano, através dos deputados que nos homenagearam. Hoje, nós estamos aqui comemorando o grande feito, que é o primeiro time da Paraíba que chega à primeira divisão de um esporte coletivo importante. Então, isso nos enche de orgulho e também de novos compromissos e novos desafios”, declarou.

De acordo com o treinador Eduardo Schafer, a solenidade na AL representa o reconhecimento da sociedade paraibana e reforça o engajamento da equipe para alcançar mais títulos. “Foi uma competição difícil. Eu acho que o esporte da Paraíba merece essa conquista e é muito importante para que a gente possa buscar mais adeptos ao esporte, não só ao basquete, mas ao esporte paraibano. Então, eu fico feliz com essa homenagem feita pela Assembleia, através do deputado Tovar Correia Lima, que dá mais força ainda para continuar buscando trabalhar melhor e representar cada vez mais a Paraíba”, concluiu.

Também participaram da sessão especial os deputados Eduardo Carneiro, Camila Toscano, Chió e Manoel Ludgério; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Márcio Murilo; o diretor de Inovação em Saúde da Unifacisa, Diego Gadelha; e o secretário de Agricultura de Campina Grande, Renato Gadelha.