Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia concede Título de Cidadão Paraibano ao coronel Márcio Rogério Brito Borges

Publicado em 19 de dezembro de 2018 às 17:39

191218 - Cidadania PB a Márcio Brito - ©nyll pereira - 27A Assembleia Legislativa da Paraíba, em solenidade realizada nesta quarta-feira (19), concedeu o Título de Cidadania Paraibana ao coronel de Infantaria Márcio Rogério Brito Borges. A autoria da propositura foi do deputado estadual João Gonçalves. Para o deputado, o homenageado faz jus à honraria pelo trabalho realizado de forma louvável no comando do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Campina Grande.

O deputado João Gonçalves destacou que o título de cidadania concedido ao coronel Márcio Rogério é o reconhecimento pelo trabalho realizado no comando de ações como a Operação Carro-pipa e o combate às endemias em toda a região de Campina Grande, resultando na melhoria da qualidade de vida dos paraibanos. Para João, o coronel tem a habilidade de fazer com que a sociedade civil faça parte das ações desenvolvidas pelos militares na região. “O coronel comanda com muita maestria o 31º Batalhão de Infantaria. Ele conseguiu fazer com que a sociedade campinense e paraibana pudesse participar das atividades inerentes ao Exército Brasileiro”, argumentou João.

O deputado fez questão de enumerar as ações desenvolvidas pelo coronel Márcio Rogério que ultrapassam os muros do batalhão contanto e incentivando, principalmente, a participação da sociedade na região da Borborema. “Campanhas como a doação de sangue, que ele instituiu no batalhão, de combate às endemias como a dengue, a zika e a chikungunya, através da mobilização da tropa para ir às ruas e auxiliar os poderes públicos de saúde”. Afirmou João acrescentando que o homenageado abriu as portas de seu batalhão para que a população paraibana pudesse participar. “É um homem que ama a Paraíba e que gosta de Campina Grande, portanto, não tínhamos outro caminha senão conceder a ele a Cidadania Paraibana”, justificou o parlamentar.

191218 - Cidadania PB a Márcio Brito - ©nyll pereira - 38O coronel Márcio Rogério lembrou que ao assumir o comando da 31º do Batalhão de Infantaria Motorizada procurou conhecer geograficamente a região e se deparou, principalmente, com a escassez de água. “A cidade chegou a ficar com o seu manancial abaixo de 3%, um índice tão baixo, quase que de calamidade pública. Diante deste desafio pedi a Deus força e coragem e ele me deu muito mais, ele me concedeu um grupo de amigos e um quadro de oficiais capacitados e com o sentimento de cumprimento do dever. Todos leais e de eficiência incontestáveis, que se comportam como verdadeiros guerreiros”, afirmou o militar.

O homenageado agradeceu aos deputados da Casa de Epitácio Pessoa pelo título e também aos seus amigos de batalhão que o ajudam na atual jornada. “Meus sinceros agradecimentos por tão distinta honraria. Sou grato pela extrema irmandade e apoio em todos os aspectos. Agradeço a esse povo receptivo e hospitaleiro, a esse povo paraibano. A partir de hoje me considero um filho total desta terra. Posso considerar que eu sou paraibano”, concluiu.

O coronel Márcio Rogério Brito Borges nasceu no município de São Luís, no estado do Maranhão e chegou ao estado da Paraíba em abril de 2017. Em campina Grande, o militar está à frente da Operação Carro-pipa, que atua em toda a região da Borborema, distribuindo água para aproximadamente 68 mil pessoas, além de trabalhar, juntamente com sua equipe, no combate de endemias.