Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia concede Título de Cidadania Paraibana à campeã mundial de basquete Janeth dos Santos

Publicado em 9 de novembro de 2018 às 15:15

091118 - Titulo Cid. a Janeth - ©nyll pereira - 15A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em Sessão Especial realizada nesta sexta-feira (9), concedeu o título de Cidadania Paraibana à campeã mundial de basquete Janeth dos Santos Arcain. A ex-atleta desenvolve, desde 2014, um projeto social em João Pessoa, que já beneficiou mais de 500 crianças e adolescentes na faixa etária dos sete aos 17 anos.

A homenagem, proposta pelo então deputado Raoni Mendes, contou com a presença de várias personalidades da cena esportiva, com professores do Instituto e com crianças beneficiadas pelo projeto, realizado duas vezes por semana na Associação dos Servidores Federais na Paraíba (Ansef), no bairro do Bessa.

O autor da propositura destacou a importância da honraria a Janeth dos Santos. “Janeth, além de ser uma referência mundial, com participação na NBA feminina, sendo campeã olímpica, brasileira e mundial, tem uma sensibilidade social muito forte. Há quase cinco anos, decidiu implantar, depois de São Paulo, um instituto que leva o seu nome, beneficiando centenas de crianças na Paraíba, combatendo a evasão escolar e oferecendo inúmeras oportunidades”, ressaltou Raoni Mendes.

091118 - Titulo Cid. a Janeth - ©nyll pereira - 14Já a homenageada disse que o carinho que tem pela Paraíba, em especial João Pessoa, valoriza ainda mais o título de cidadania concedido pela Assembleia Legislativa. “Eu sempre foi bem recebida neste estado, com a demonstração de carinho de todos os paraibanos. Por isso, receber o título de cidadã paraibana é motivo de muito orgulho, um grande estímulo para continuarmos com o trabalho social que desenvolvemos em João Pessoa”, comentou.

A deputada Camila Toscano, que presidiu a Sessão Especial para conceder a honraria a Janeth dos Santos, também destacou a responsabilidade social da ex-atleta. “Janeth tem uma história no esporte brasileiro, e para mim é uma honra presidir uma Sessão Especial que concede o Título de Cidadania Paraibana a esse exemplo para todos nós, principalmente pelos relevantes serviços sociais prestados à Paraíba, com o Instituto Janeth Arcain”, afirmou.

Yan Moura tem 12 anos e é uma das crianças beneficiadas pelo projeto desenvolvido por Janeth dos Santos Arcain. “É muito legal participar desse projeto, que faz a gente se dedicar muito e ter disciplina. Fico muito feliz por Janeth agora ser paraibana”, concluiu.

Perfil - Janeth dos Santos Arcain nasceu em Carapicuíba, em São Paulo. Vencedora de duas medalhas olímpicas e campeão mundial em 1994, Janeth é considerada referência no esporte brasileiro.

Atuando como ala-armadora, Janeth é a terceira maior pontuadora da história da Seleção Brasileira de Basquete, com 2.247 pontos em 138 jogos oficiais, obtendo uma média de 16,3 pontos por jogo.

Com o Instituto Janeth Arcain, a ex-atleta tem revelado muito atletas de basquete. João Pessoa foi a segunda cidade brasileira a receber o projeto, em 2014, beneficiando mais de 500 crianças e adolescentes dos sete aos 17 anos de idade.