Pular para conteudo principal

Notícias

Deputados participam de abertura do Movimento Maio Amarelo

Publicado em 7 de maio de 2018 às 13:21

WhatsApp Image 2018-05-07 at 13.05.59A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou, nesta segunda-feira (7), do lançamento da 5ª edição do Movimento Maio Amarelo, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). Com o tema “O trânsito somos todos nós”, a campanha tem como objetivo promover a conscientização de motoristas e pedestres para reduzir o número de acidentes em todo o território estadual. Os deputados João Gonçalves, Estela Bezerra e Ricardo Barbosa estiveram presentes no evento, que aconteceu no Fórum Cível da capital.

Na ocasião, o deputado Ricardo Barbosa destacou a importância da união de toda a sociedade por um trânsito mais seguro. “Nesse alinhamento de propósitos, é muito oportuna a ação do Detran da Paraíba, conclamando os poderes e a sociedade civil organizada para que possamos contribuir para acabar com essa cultura danosa no trânsito, que tantas vítimas causa em todo o mundo. É uma campanha muito bem-vinda, que conta com o apoio da Assembleia Legislativa”, afirmou.WhatsApp Image 2018-05-07 at 13.06.18

Para a deputada Estela Bezerra, a campanha se torna cada vez mais necessária, já que mortes em decorrência de acidentes de trânsito ocupam o terceiro lugar no estado, perdendo apenas para doenças circulatórias e câncer. “Para mudar essa realidade, é preciso que a sociedade tenha cada vez mais acesso à informação para um trânsito mais humano, mais seguro. Por exemplo, os motociclistas são as principais vítimas pelo fato de não usar o capacete”, comentou, destacando a importância de se cumprir as leis de trânsito.

O deputado João Gonçalves também destacou a importância da conscientização na construção de um trânsito mais seguro. “Campanhas como o Maio Amarelo mostram a necessidade da conscientização, que tem de ser todos os dias, o que tem ocorrido aqui no estado. Não dá mais para conviver com a dor de tanta gente vítima de acidentes de trânsito, mortas ou mutiladas”, comentou.WhatsApp Image 2018-05-07 at 13.06.18 (1)

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, explicou que a Campanha Maio Amarelo será levada aos principais municípios paraibanos. “Não é apenas a multa que vai mudar o comportamento das pessoas. Nesse sentido, o poder da educação é muito importante na construção de um trânsito pacífico, que produza cada vez menos vítimas. Vamos exibir vídeos, promover palestras em escolas, em hospitais em parceria com toda a sociedade e órgãos, a exemplo do Ministério Público da Paraíba e da própria Assembleia Legislativa”, disse.

Participaram ainda da abertura da 5ª edição do Movimento Maio Amarelo a secretária executiva de Gestão Pedagógica do Estado, Roziane Marinho, que representou o governador Ricardo Coutinho; o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), Carlos Pereira; a vice-presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Larissa Abdalla; e o presidente do Fórum Cível de João Pessoa, juiz Carlos Sarmento, entre outras autoridades.

Tema em debate na Assembleia – A Campanha Maio Amarelo se encerrará no próximo dia 29, com uma Sessão Especial promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, às 15 h, no Ministério Público da Paraíba.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Movimento Maio Amarelo está presente em todo o mundo, sendo debatido por diversos órgãos da sociedade civil: empresas, entidades de classe e associações.

O tema “O trânsito somos todos nós”, da edição 2018 do Movimento Maio Amarelo foi escolhido pela Associação Nacional dos Detrans e Conselho Nacional de Trânsito (Contran).