Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia debate importância do Movimento Estudantil na defesa da democracia

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 9:53

21-11 - Audiência discute democracia na educação - ©2017 nyll pereira-21A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (21), através da Comissão, Cultura e Desportos, uma Audiência Pública para debater a histórica participação do Movimento Estudantil na defesa da democracia. A audiência, de propositura do deputado estadual Anísio Maia, ocorreu na Escola Lyceu Paraibano, em João Pessoa, e contou com a presença de estudantes do ensino público estadual e lideranças de organizações estudantis da Paraíba.

Para o parlamentar, o objetivo do encontro foi marcar a discussão sobre a participação da juventude na história política do Brasil. “É uma diálogo muito importante da nossa Casa com a juventude, que precisa ser informada e conectada com a realidade atual. Portanto, é sempre bom lembrar, revisar e deixar marcado na memória das pessoas que os jovens sempre tiveram um papel predominante na luta pela democracia no país”, afirmou.

21-11 - Audiência discute democracia na educação - ©2017 nyll pereira-5O deputado Anísio Maia ainda aproveitou a ocasião para relembrar momentos históricos nos quais a juventude brasileira participou ativamente nas decisões de cunho político do país. “Recentemente, nós lembramos, foi uma manifestação estudantil que iniciou o grande o movimento para destituir o ex-presidente Collor. O impeachment começou com jovens do Rio de Janeiro respondendo a uma provocação feita pelo próprio presidente”, recordou.

Para o diretor da escola, professor Olegário Vieira, o Lyceu Paraibano é um espaço de constante discussões sobre pautas fundamentais e de interesse do povo brasileiro. “A juventude do Lyceu sempre participou das políticas públicas e dos movimentos sociais, ou seja, é uma juventude que está antenada com os acontecimentos do dia-a-dia. Então, nós temos a alegria da iniciativa e parceria com a Assembleia que já existe há muito tempo”, explicou.

Já a presidente da Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes), Maria Denise, ressaltou a relevância do diálogo com a juventude para despertar a consciência política na construção da estabilidade democrática. “Acredito que o debate, a discussão e a conversa com os estudantes e com o povo são os pontos principais para conseguirmos deixar claro que as mudanças necessárias no nosso sistema dependem da gente”, declarou.

21-11 - Audiência discute democracia na educação - ©2017 nyll pereira-6Ainda de acordo com a presidente da Apes, é importante destacar o papel dos parlamentares para atender as demandas da população. “A partir do momento em que a Assembleia sai para discutir com os estudantes, a gente vê que a Casa do Povo é uma extensão de algo bem amplo que precisa estar nas escolas, nas comunidades e, através disso, as pessoas podem se expressar e dizer suas necessidades específicas”, acrescentou Maria Denise.

Também participaram da Audiência Pública o diretor executivo de Desenvolvimento Estudantil da Secretaria de Educação do Estado, Tulhio Serrano; a vice-diretora do Lyceu Paraibano, Jossana Oliveira Pinto; a presidente do Grêmio Estudantil Voz Ativa do Lyceu Paraibano, Vitória Ohara; a diretora da União dos Estudantes Secundaristas Potiguares (Uesp), Barbara Maria; e o professor Rodrigo Brito.