Assembleia entrega Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity ao advogado Técio Lins e Silva

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 15:27

17.11.17 medalha ao advogado tecio lins © roberto guedes (65)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) entregou, nesta sexta-feira (17), a Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity ao advogado Técio Lins e Silva. Durante a Sessão Especial, também foi confiado ao advogado, o Título de Cidadania Paraibana. As honrarias foram entregues pela deputada Eliza Virgínia e o deputado licenciado Tovar Correia Lima.

Para deputada Eliza Virgínia, além de reconhecer o trabalho de um excelente profissional, a homenagem também contribui para o fortalecimento de um bom exemplo para os novos profissionais. “É uma justa homenagem a um homem que é um estudioso do Direito e que tem um currículo admirável. Eu acho muito bonito alguém com esse currículo invejável. Que esse reconhecimento também sirva para que as pessoas se espelhem em exemplos como ele, para que façam valer a pena a sua vida profissional e trabalhem com o que gostam”, explicou.

De acordo com o deputado licenciado Tovar Correia Lima, o advogado criminalista Técio Lins tem sua história vinculada à Paraíba com relevantes serviços prestados ao estado. “Doutor Técio é merecedor destas homenagens. Recentemente realizou o maior congresso jurídico do estado, que foi o primeiro congresso comemorando o IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros), onde foi presidente. Por esta história vinculada à Paraíba, nós estamos entregando essas duas honrarias. Doutor Técio, que já é pessoense, a partir de hoje será também paraibano”, declarou Tovar.

17.11.17 medalha ao advogado tecio lins © roberto guedes (4)O deputado Janduhy Carneiro ressaltou a relevância do trabalho de Técio como representante dos advogados no Brasil. “A medalha Tarcísio de Miranda Burity é justamente a homenagem que a Assembleia presta pela sua atuação como presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros e pelos relevantes serviços prestados em todo o país a frente do mesmo. Então, nós estamos comparecendo nesta Sessão Especial para homenagearmos esse grande profissional, advogado que atua brilhantemente como um companheiro valoroso de todos os advogados do país”, declarou.

Emocionado, o advogado criminalista Técio Lins e Silva disse que ser homenageado pelo Poder Legislativo paraibano é motivo de muita alegria e satisfação. Técio argumentou que, além de ter sangue nordestino, por ser filho de nordestino e por possuir familiares em vários estados da região, agora passa a ser paraibano ao receber este título concedido pela Assembleia. “Obter esta homenagem e ser nordestino por decreto é uma maravilha. Tenho sangue nordestino nas veias e agora passo a ser nordestino por decreto. O deputado Tovar com essa iniciativa conquistou meu coração e simpatia, fortalecendo meu amor por esta terra. Eu recebo esta homenagem com muita honra”, agradeceu o advogado.

Natural do Rio de Janeiro, Técio Lins é Bacharel em Direito formado pela Faculdade Nacional de Direito da antiga Universidade do Brasil (UFRJ) em 1968, possui Mestrado em Direito Penal e Doutorado em Direito Político. No serviço público, o homenageado foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, presidente do Conselho Federal de Entorpecentes do Ministério da Justiça, secretário de Estado de Justiça do Rio de Janeiro e conselheiro no Conselho Nacional de Justiça. Atualmente, advogado criminalista é membro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), na França, da Federação Interamericana de Advogados (FIA), nos Estados Unidos, e da União Internacional de Advogados (UIA), na França. Na Paraíba, doutor Técio Lins, quando presidente do IAB, determinou a instalação da Coordenadoria Regional Institucional do IAB na Paraíba, com abrangência nos nove estados do Nordeste.

Estiveram presentes na Sessão Solene o deputado estadual Guilherme Almeida, os conselheiros do Tribunal de Contas da Paraíba, Arnóbio Viana e Fernando Catão, o representante da Ordens do Advogado do Brasil, Carlos Pessoa Aquino, o diretor na Associação Nacional dos Advogados Públicos do Brasil, Ivanildo Pinto de Melo, além de familiares e amigos do homenageado.