Pular para conteudo principal

Notícias

Novembro Azul – Deputados destacam campanha de prevenção ao câncer de próstata

Publicado em 1 de novembro de 2017 às 17:04

01-11 - Audiência Pública discute violência obstétrica - ©2017 nyll pereira-11Deputados estaduais destacaram nesta quarta-feira (1º) a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, principal alvo de conscientização do público masculino por conta do Movimento Novembro Azul. O envolvimento de órgãos públicos e a luta contra o preconceito foram alguns dos temas abordados pelos parlamentares. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve diagnosticar, em 2017, 61,2 milhões de novos casos da doença.

Para o deputado Ricardo Barbosa, a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata é uma grande arma contra o alto número de mortes na população masculina por conta da doença. “Posso falar com conhecimento de causa – já que fui vítima desse mal – de que o diagnóstico precoce é fundamental na luta contra a doença. Graças a Deus estou curado, e reconheço a importância da campanha Novembro Azul”, afirmou.

01-11 - Sessão Ordinária - Raniery Paulino - ©2017 nyll pereira-18 (2) Já o deputado Hervázio Bezerra afirmou que, paralelamente à conscientização sobre o diagnóstico precoce, é importante que o Movimento Novembro Azul atue para destruir preconceitos. “É preciso que todos se conscientizem de que a saúde é, sem dúvidas, mais importante que qualquer preconceito. É preciso que nós homens tenhamos o hábito de ir ao médico regularmente, que possamos perder a vergonha e o preconceito”, ressaltou.

O deputado Raniery Paulino, por sua vez, ressaltou a importância do envolvimento de órgãos públicos, a exemplo da Assembleia Legislativa, para fortalecer as mobilizações em torno do Novembro Azul. “A divulgação e a inclusão desse movimento na agenda, seja da Assembleia ou de outras instituições, tem o mérito de, além de diminuir o preconceito, conscientizar sobre o diagnóstico precoce, contribuindo para uma maior longevidade da população masculina”, finalizou.

Novembro Azul – O Novembro Azul é um movimento de conscientização realizado por diversas instituições, voltado para a prevenção das principais doenças que atingem a população masculina, com destaque para o câncer de próstata.

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado no dia 17 de novembro.