Assembleia concede título de Cidadania Paraibana à escritora Maria Valéria Rezende

Publicado em 16 de outubro de 2017 às 19:35

16.10.17 titulo cidadania valeria rezende © roberto guedes (71)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (16), uma Sessão Especial para conceder o título de Cidadania Paraibana à escritora paulista Maria Valéria Rezende. A propositura é da deputada Estela Bezerra e do ex-deputado Rodrigo Soares.

O evento ocorreu na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, e foi prestigiado por jovens escritores, produtores culturais e personalidades da cena cultura de João Pessoa. Entre as autoridades que estiveram presentes, o secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira; e a vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bernardina Freire.

16.10.17 titulo cidadania valeria rezende © roberto guedes (46)Na ocasião, a deputada Estela Bezerra destacou a importância do reconhecimento da Casa de Epitácio Pessoa à Maria Valéria Rezende. “Além de reconhecida, a obra da Maria Valéria Rezende é extremamente engajada na defesa das minorias. É um reconhecimento pela sua capacidade de escrita e, acima de tudo, pela sua atuação humanitária”, pontuou.

Para o ex-deputado Rodrigo Soares, a honraria concedida pela Assembleia Legislativa é um reconhecimento à identificação da homenageada com a Paraíba. “Valéria criou uma identidade muito forte com a Paraíba, elevando o nome do nosso estado por tudo o que produziu, sendo reconhecida por grandes prêmios, como o Jabuti. Nada mais justo que essa homenagem, que eu propus em 2010 e que foi referendada pelo colegiado de 2017″, disse.

O secretário da Cultura, Lau Siqueira, considera o título de Cidadania Paraibana à escritora Maria Valéria Rezende um dos mais justos concedidos pela Casa legislativa. “Valéria Rezende tem vários benefícios prestados ao nosso estado: desde a sua atuação como educadora popular em vários municípios aos prêmios que recebeu, a exemplo do Jabuti, elevando o nome da Paraíba no cenário cultural”, ressaltou.

16.10.17 titulo cidadania valeria rezende © roberto guedes (59)Perfil - Maria Valéria Vasconcelos Rezende nasceu, em 1942, em Santos, Litoral de São Paulo. A estreia dela na Literatura ocorreu em 2001, com o livro Vasto Mundo. A obra No Risco do Caracol deu à escritora o Prêmio Jabuti, no ano de 2009, na categoria Literatura Infantil.

O prêmio Jabuti foi dado à escritora em mais duas oportunidades. Em 2013, com Ouro dentro da Cabeça, na categoria Infantil; e em 2015, com o livro Quarenta Dias, nas categorias Romance e Livro do Ano.

Este ano, Maria Valéria Rezende foi agraciada com o Prêmio Casa de las Américas pelo livro Outros Cantos.
A ligação da escritora com a Paraíba começa em 1976, quando se muda para o Brejo. Em 1988, Maria Valéria Rezende se muda para João Pessoa.

Graduou-se em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy e em Pedagogia pela PUC-SP. Fez mestrado em Sociologia na Universidade Federal da Paraíba.
[19:34, 16/10/2017] +55 83 9802-1252: