Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar de Combate ao Câncer no Hospital Laureano

Publicado em 13 de setembro de 2017 às 19:13

13-09 - Frente Parlamentar de Combate ao Câncer - ©2017 nyll pereira - 005A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (13), uma Audiência Pública para instalar a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer no Hospital Laureano. A ocasião também marcou a comemoração aos 55 anos da fundação que é referência no diagnóstico e tratamento de câncer na Paraíba.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado estadual Bruno Cunha Lima, destacou que um dos objetivos da Audiência Pública foi discutir e traçar planos para a elaboração do projeto do Estatuto do Portador de Câncer (PL 813/2016) no estado. “Um grupo de estudo foi formado por notáveis de setores parlamentar, médico e jurídico para tornar esse projeto cada vez mais amplo, de forma a resguardar direitos já estabelecidos e criar outros novos”, explicou.

De acordo com o parlamentar, o projeto se propõe a estabelecer as diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar e promover o exercício pleno da cidadania, em condições de igualdade, para as pessoas com câncer, visando à inclusão social e a cidadania participativa.

13-09 - Frente Parlamentar de Combate ao Câncer - ©2017 nyll pereira - 004A deputada estadual Camila Toscano parabenizou a iniciativa do deputado e ressaltou que a criação do Estatuto será um avanço nos direitos da pessoa portadora de câncer na Paraíba. “É uma causa nobre, pois as pessoas com câncer precisam de um carinho especial já que a doença leva a um tratamento muito forte que, por vezes, acaba debilitando não só fisicamente, mas também emocionalmente e mentalmente”, afirmou.

Já o deputado estadual Janduhy Carneiro declarou que todos os parlamentares da Assembleia estão envolvidos e empenhados na causa da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer. “Os 36 parlamentares da Casa estão, simbolicamente, integrando a Frente. Portanto, o objetivo aqui é a causa maior que é a prática do bem, do amor, da caridade e da fraternidade com a intenção de socorrer e amparar o trabalho brilhante dos servidores desse hospital”, pontuou.

A vice-diretora do Hospital Napoleão Laureano, Angela Maria Bezerra de Castro. “É uma atitude louvável e espero que desse trabalho legislativo saiam resultados positivos e seja complementado com a aquisição de recursos que tragam para o hospital as condições de chegar em tempo hábil para o tratamento dos pacientes com câncer”, concluiu.

I Corrida do Bem em João Pessoa

Ainda na ocasião, o deputado Bruno Cunha Lima aproveitou para promover a I Corrida do Bem em João Pessoa, evento beneficente em parceria com o Hospital Napoleão Laureano, para angariar recursos à instituição.

A maratona será realizada no dia 8 de outubro, tendo início no Busto de Tamandaré. Os interessados em participar da I Corrida do Bem em João Pessoa podem fazer a inscrição por meio do site www.hlaureano.org.br.

Também participaram da Audiência Pública os deputados estaduais João Gonçalves e Trócolli Júnior.