Pular para conteudo principal

Notícias

TV Assembleia conta história do município de Mamanguape

Publicado em 11 de julho de 2017 às 13:48

mamanguapeA TV Assembleia apresenta, nesta terça-feira (11), a história do município de Mamanguape, localizado na Zona da Mata paraibana. A cidade é conhecida popularmente por “Rainha do Vale” e já chegou a ser a segunda mais desenvolvida da Paraíba.

No programa “Nossa Paraíba”, exibido às 20h, o historiador e antropólogo Aldo Mendonça conta detalhes e curiosidades do local que teve origem em aldeamentos indígenas e foi marcado por embates entre portugueses e índios potiguaras no século XVI.

O entrevistado também destaca a vinda do imperador D. Pedro II ao município em 1859, quando visitava as capitanias hereditárias ao norte do Rio de Janeiro (capital do Brasil à época), com o objetivo de conhecer e fornecer melhorias econômicas à população local.

Ainda no programa, Aldo ressalta o rico acervo histórico e arquitetônico do município, herdado do auge do período de produção açucareira, gerando edificações conservadas até hoje como a Casa do Imperador, o Presídio da Província da Parahyba, a Igreja de São Pedro e a Igreja de São Paulo.

A TV Assembleia é transmitida por meio dos canais 40.2 digital; 11 (NET) e 340.2 (Vivo). Todo o conteúdo institucional da Assembleia Legislativa da Paraíba (www.al.pb.leg.br) pode ser acompanhado nas redes sociais através do Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.