Notícias
Assembleia da Paraíba comemora Dia do Maçom com sessão especial em JP
Publicado em 21 de agosto de 2013O Dia do Maçom foi comemorado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na noite desta terça-feira (20) com uma sessão especial proposta pelos deputados Janduhy Carneiro (PEN) e Raniery Paulino (PMDB), que contou com a presença das autoridades políticas e maçônicas do Estado. Após a solenidade, os convidados festejaram a data e homenagearam a Grande Loja Maçônica da Paraíba que completa 86 anos de existência no dia 24 de agosto.
O evento teve a finalidade de prestigiar o grupo maçônico paraibano e celebrar o trabalho desenvolvido pela maçonaria que tem como objetivo disseminar a prática do bem para a sociedade. “Nos reunimos nesta noite também como forma de estimular todas estas pessoas a continuar fazendo o bem, buscando patrocinar a cultura da paz. Este é um momento de reflexão, pois estamos aqui em um ambiente festivo para fraternizar com todos que congregam na maçonaria”, explicou o deputado Raniery Paulino.
O deputado Janduhy Carneiro ressaltou a importância da homenagem, que é celebrada todos os anos pelo Poder Legislativo, e destacou a responsabilidade do grupo. “Prestamos uma justa homenagem aos maçons da Paraíba e que integram todas as nações. É uma sessão muito gratificante pelos relevantes serviços prestados por eles ao nosso Estado, seja pela igualdade, a fraternidade e a família, pois todos vivem para semear o amor e a caridade”, elogiou o parlamentar.
Na ocasião, os representantes da ALPB homenagearam a Grande Loja Maçônica da Paraíba, que foi fundada em 24 de agosto de 1927, atualmente representada pelo Grão Mestre José Reinaldo Camilo de Souza.
“Foi um momento de integração entre a sociedade maçônica e a civil. Encontros como este nos aproxima mais ainda da sociedade civil e faz com que possamos estar mais interagidos e consequentemente trabalhando juntos em prol do engrandecimento da humanidade”, destacou o Grão Mestre que acrescentou sobre a responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificando e aprimorando o conhecimento.
Estavam presentes compondo a mesa, além dos deputados Janduhy Carneiro e Raniery Paulino, os deputados Jutay Meneses (PRB) e João Gonçalves (PEN), o grão-mestre Carlos Augusto Braz Cavalcanti, o presidente da associação dos maçons do Estado Sebastião Antônio do Nascimento e o grande primeiro vigilante, Marcelo Trigueiro.
Sobre a maçonaria – É uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De caráter universal, cujos membros cultivam o classismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade e fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica . Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 (58%) nos Estados Unidos, 1,2 -(22%) – no Reino Unido e 1,0 (20%) no resto do mundo. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 %) e 4,7 mil lojas.
≪ Voltar para a Agência de Notícias