Notícias
Frei Anastácio lamenta veto à escola sustentável na rede estadual
Publicado em 13 de agosto de 2013A Assembleia Legislativa manteve veto do governador do Estado ao projeto de lei de autoria do deputado estadual Frei Anastácio (PT),
que propõe a implantação da escola sustentável na rede estadual de ensino da Paraíba. “É lamentável o veto a esse projeto que tem objetivo de despertar os alunos para preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, disse o deputado.
O projeto havia sido aprovado pela Assembleia. Foi vetado pelo governador. O veto foi apreciado em plenário e a maioria dos deputados decidiu acatar a decisão do chefe do executivo estadual. “Acredito que a conscientização na base escolar fortalece os valores de sustentabilidade para o futuro. Esse projeto não traria nenhum prejuízo, com suas atividades ordinárias, para as unidades educacionais, que devem promover ações pedagógicas que visem o desenvolvimento sustentável”, destacou o deputado.
Entre as ações propostas, estavam o incentivar à adoção de hábitos e atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais e à construção de um espaço ecologicamente sustentável. “Para isso, as escolas deveriam promover atividades com vistas ao consumo racional da água e energia elétrica, incentivar a coleta seletiva de resíduos sólidos, objetivando a reciclagem e promover oficinas de manipulação de materiais recicláveis”, relatou o deputado, acrescentando que não há nada de inconstitucional como alegou o governador.
Frei Anastácio disse ainda que, a exemplo da lei de autoria dele, sancionada este ano, determinando que 80% das árvores nos canteiros e logradouros públicos sejam frutíferas, o projeto vetado propõe ainda a conscientização quanto à preservação das áreas verdes existentes nas escolas e em seus entornos.
De acordo com Frei Anastácio, o projeto da escola sustentável propõe ainda que os educandários também devem orientar sobre a importância do cultivo de hortas e pomares, realizar palestras temáticas abertas a toda a comunidade, sempre atinentes à ecologia e à sustentabilidade. “A educação é a ferramenta para realização do sonho da cidadania para o desenvolvimento sustentável”, destacou o deputado.
Fonte: Da Assessoria do Deputado Frei Anastácio
≪ Voltar para a Agência de Notícias