Pular para conteudo principal

Notícias

Lindolfo faz apelo para não fechar Centro Cultural

Publicado em 12 de junho de 2013

27-2-13_JG_SSOrd (64)Em sua justificativa, o deputado Lindolfo Pires lembra que durante os seis anos de existência o Centro Cultural do BNB foi o responsável pela realização de mais de três mil apresentações e atividades culturais, para um público de mais de um milhão de pessoas, beneficiando além da população de Sousa, os municípios de Cajazeiras, Patos, Coremas, São Francisco, Nazarezinho, Poço José de Moura, Aparecida, São João do Rio do Peixe, Marizópolis, Catolé do Rocha, entre outros.

Os rumores de que o Banco do Nordeste fechará o Centro Cultural no município de Sousa, localizado no Sertão da Paraíba, deixando de apoiar a produção artística na região, levaram o deputado Lindolfo Pires (DEM) a enviar requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para que se encaminhe um apelo ao presidente do banco, Ary Joel de Abreu Lanzarin, para que não ocorra o fechamento.

“Considerando mudanças que estão ocorrendo na definição de programas culturais do BNB, há uma tendência marcante de que o Centro Cultural de Sousa venha a ser fechado, o que considero uma medida injusta, tendo em vista que durante os seis anos de existência daquele Centro já houve mais de três mil apresentações e atividades culturais, com uma frequência total de mais de um milhão de pessoas que participaram dessas atividades”, lembrou o parlamentar paraibano.

O Banco do Nordeste do Brasil, apesar de ser uma instituição financeira que busca o lucro como seu objetivo maior, vem mantendo, em alguns Estados nos quais atua, uma política de manutenção de atividades culturais e de patrocínio a projetos culturais, onde os centros Culturais têm significativa importância como difusor, incentivador e produtor das diversas atividades culturais.

Centro Cultural do BNB

O primeiro Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) foi inaugurado em julho de 1998, em Fortaleza, o segundo, localizado em Juazeiro do Norte e com uma atuação regional no Cariri, iniciou seu funcionamento em 04 de abril de 2006 e o terceiro, instalado na cidade de Sousa-PB em 25 de junho de 2007, atuando na região do Alto Sertão Paraibano. Desta forma, o CCBNB tem se firmado no cenário cultural Nordestino como um espaço onde é permitido experimentar a diversidade de conceitos, estilos e suportes, oferecidos em sua programação. Isto significa trabalhar cada Programa relacionando-o a um contexto mais amplo, estabelecendo pontes entre saberes e transformando-se em um lugar de encontro dos vários públicos para usufruir e refletir sobre arte e cultura.

O CCBNB oferece a seus visitantes uma variada programação diária e gratuita, enquanto dedica-se a formar um público crítico. Tendo como princípio que uma ação cultural efetiva é resultado do diálogo com os artistas, com as comunidades e o público em geral, o Centro Cultural Banco do Nordeste trabalha sua programação a partir de um edital anual onde recebe propostas de artistas nas áreas de cinema, artes visuais, música, artes cênicas, literatura, história, patrimônio e atividades infantis.
Nos espaços do Centro Cultural Banco do Nordeste o público descobre o prazer de conhecer e apreciar a arte e a cultura: do Nordeste, do Brasil e do Mundo.

 

Fonte: Ascom Lindolfo Pires

Multimídia

Imagens em alta resolução

27-2-13_JG_SSOrd (64)
≪ Voltar para a Agência de Notícias