Notícias
ALPB comemora 80 anos do embarque do 1º escalão da Força Expedicionária Brasileira FEB para Itália
Publicado em 29 de agosto de 2024A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (29), sessão especial em homenagem aos 80 anos do embarque do 1º escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. A solenidade aconteceu no plenário da Casa de Epitácio Pessoa e foi proposta pelo deputado João Gonçalves. O evento contou com a presença do comandante do 1º Grupamento de Engenharia da Paraíba, o General Alessandro Silva, além de milatares do Exército Brasileiro.
O deputado João Gonçalves destacou o elevado valor histórico dos serviços prestados pelo escalão à sociedade e lembrou que o embarque da FEB para a Itália ocorreu no dia 2 de julho de 1944, quando os primeiros 5.075 militares brasileiros embarcaram no navio norte-americano General Mann, do porto do Rio de Janeiro, com o intuito de defender os ideais de liberdade, frente à ameaça nazifascista. A tropa desembarcou na cidade de Nápoles, no sul da Itália, na manhã de 16 de julho de 1944.
Para o parlamentar, a homenagem prestada pelo Poder Legislativo paraibano tem como objetivo reconhecer e reverenciar os heróis da FEB, bem como suas famílias, destacando o sacrifício e a contribuição desses bravos homens que lutaram em solo estrangeiro em defesa dos valores universais de liberdade e justiça.
“Trata-se de uma homenagem prestada ao Exército, mas, em especial, à Força Expedicionária Brasileira. O Brasil levou uma representação para combater na Segunda Guerra Mundial. Hoje, nesta solenidade, lembramos os bravos, os valorosos, a memória daqueles que foram abatidos na guerra, assim como, os feitos dos que aqui voltaram como vitoriosos. A história ficou para ser contada”, declarou o deputado João.
Para o general Alessandro Silva, comandante do 1º Grupamento de Engenharia, a homenagem reconhece o heroísmo dos combatentes pela defesa da democracia em solo europeu. “É importante nós não perdermos de vista todas as pessoas que participaram da construção do que nós somos hoje. E, ao reverenciarmos os feitos heróicos daquela época, podemos entender o nosso passado para que nós possamos nos atualizar na nossa conjuntura nacional e também prospectar o nosso futuro. Então, nós devemos sempre estudar a nossa história e lembrar que os nossos heróis fazem parte da nossa cidadania”, apontou.
É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.
≪ Voltar para a Agência de Notícias