Notícias
Comissão de Orçamento da ALPB aprova relatório da LDO 2025
Publicado em 12 de junho de 2024A Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação de Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, durante reunião nesta quarta-feira (12), o relatório do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária, 2.056/2024, de autoria do Governo da Paraíba. A reunião contou com a participação dos deputados Jutay Menezes (presidente da Comissão), Danielle do Vale, Francisca Mota, George Moraes e Chico Mendes.
O projeto da LDO contempla, entre outras coisas, a projeção das metas de resultados fiscais para o período 2025-2026. O texto foi relatado pela deputada Danielle do Vale. Segundo a parlamentar foram apresentadas quatro emendas de texto (260, 261, 62 e 63), que possibilitaram algumas alterações pontuais, “permitindo, assim, uma legislação mais adequada e moderna, e voltada às necessidades do povo paraibano”, como destacou a deputada.
Entre elas, a proposta do percentual para as Emendas Impositivas, passando de 0,8% para 1%. As Emendas Impositivas possibilitam aos deputados apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do Estado para determinadas obras, projetos ou instituições. Desse total, 50% deve ser destinado, obrigatoriamente, a emendas de serviço público na área da saúde. Os outros 50% ficam a critério de cada parlamentar.
O documento estabelece, ainda, um índice de correção dos orçamentos dos Poderes e órgãos autônomos em 4% para o ano 2025. Outra alteração, proposta pelo deputado Jutay e acatada pelos membros da comissão, foi em relação ao prazo para pagamento das emendas impositivas, que fixa o repasse dos pagamentos das emendas impositivas para os municípios, mas não inclui o repasse para as entidades. Com a alteração, a comissão incluiu o prazo de 30 dias, após os municípios receberam as emendas, para que o Estado faça os repasses para as entidades conveniadas.
“De modo geral, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias para o ano 2025 é adequado do ponto de vista técnico, orçamentário e financeiro, encontrando-se, portanto, em consonância com a legislação financeira orçamentária aplicada à espécie”, ressaltou Danielle do Vale.
Com as modificações realizadas e aprovadas, o projeto que trata da LDO segue para ser debatido e votado em plenário por todos os deputados da Casa.
A LDO é o instrumento utilizado pelo Poder Executivo para estabelecer nas principais diretrizes da Administração Pública as suas metas e prioridades no que se refere aos programas que o Governo pretende executar no exercício seguinte, principalmente para a elaboração do Orçamento. Ela antecede e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
≪ Voltar para a Agência de Notícias