Notícias
ALPB é finalista de prêmio nacional da Unale por projeto de sustentabilidade
Publicado em 25 de outubro de 2023A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está concorrendo ao prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria Gestão. O projeto que garantiu a ALPB como finalista foi o Plano de Adesão da ALPB à Agenda 2030 da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tornou a Casa pioneira entre o poder legislativo do Brasil nesta iniciativa.
O presidente Adriano Galdino destacou que esse reconhecimento de soma à posição de vanguarda da Casa de Epitácio Pessoa na política nacional. “A ALPB é a primeira a se incorporar a esse movimento de dimensão mundial. Isso é importante porque estamos fazendo história e estamos sendo referência não só para o Nordeste, mas o Brasil também”, resumiu.
A Agenda 2030 é um plano de ação global para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA), em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros.
O projeto da ALPB consiste em implantar uma plataforma de monitoramento de indicadores que vai acompanhar a evolução dos ODS em todos os municípios paraibanos, além de auxiliar os parlamentares a vincular seus projetos de lei aos ODS correspondentes. Dessa forma, a ALPB pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado e do país, além de dar mais transparência e eficiência à sua atividade legislativa.
Os idealizadores do projeto foram o ex-deputado Buba Germano, assim como o saudoso secretário executivo da ALPB, Guilherme Castro (in memorian). A entrega do prêmio Assembleia Cidadã vai ocorrer na 4ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, que será realizada nos dias 8 a 10 de novembro, em Fortaleza.
A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar as boas práticas das assembleias legislativas estaduais nas áreas de Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.
≪ Voltar para a Agência de Notícias