Notícias
Comissão de Orçamento da ALPB aprova relatório da LDO 2024
Publicado em 14 de junho de 2023A Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação de Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, durante reunião nesta quarta-feira (14), o relatório do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária, 300/2023, de autoria do Governo da Paraíba. A reunião contou com a participação dos deputados Jutay Menezes (presidente da Comissão), Dra. Paula, Branco Mendes, George Moraes, Danielle do Vale, Tovar Correia Lima e Chico Mendes.
O projeto da LDO contempla, entre outras coisas, a projeção das metas de resultados fiscais para o período 2024-2025. O texto foi relatado pelo deputado Branco Mendes. Segundo o parlamentar foram apresentadas, ao todo, 175 emendas parlamentares, sendo 14 emendas de texto, que possibilitaram algumas alterações pontuais, voltadas às necessidades do povo paraibano.
Entre elas, a proposta do percentual para as Emendas Impositivas, passando de 0,7% para 0,8%. As Emendas Impositivas possibilitam aos deputados apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do Estado para determinadas obras, projetos ou instituições. Desse total, 50% deve ser destinado, obrigatoriamente, a emendas de serviço público na área da saúde. Os outros 50% ficam a critério de cada parlamentar.
“Vale destacar que, antes de chegarmos a esse relatório final, realizamos três audiências públicas – em Campina Grande, Cajazeiras e João Pessoa – que debateram, exaustivamente, com a sociedade civil organizada, representação dos poderes e a participação do secretário do Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins. Feitas as devidas correções, o conteúdo da peça principal é consistente e atende ao interesse público e expectativas do povo paraibano”, ressaltou Branco Mendes.
Com as modificações realizadas e aprovadas, o projeto que trata da LDO segue para ser debatido e votado em plenário por todos os deputados da Casa.
A LDO é o instrumento utilizado pelo Poder Executivo para estabelecer nas principais diretrizes da Administração Pública as suas metas e prioridades no que se refere aos programas que o Governo pretende executar no exercício seguinte, principalmente para a elaboração do Orçamento. Ela antecede e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Programações Orçamentárias
Também de autoria do Governo do Estado, os deputados aprovaram o projeto de decreto legislativo 05/2023, que autoriza o Poder Executivo a alterar as programações orçamentárias, relativas às Emendas de Apropriação/Impositiva constantes dos Anexos da Lei 12.561/2023. “A proposta tem com a finalidade autorizar o Poder Executivo a sanar os impedimentos de ordem técnica, identificados nas propostas de Emendas Impositivas, agilizando o processo”, explicou o relator, Branco Mendes.
≪ Voltar para a Agência de Notícias