Notícias
Assembleia realiza audiência pública itinerante para debater avanços no agronegócio da Paraíba
Publicado em 13 de setembro de 2022A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (13), audiência pública itinerante para discutir os avanços e problemas do setor produtivo paraibano. Proposta pelo deputado Tovar Correia Lima, a audiência aconteceu no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa (PB) e contou com a presença dos deputados João Gonçalves e Moacir Rodrigues, além de produtores, representantes de entidades e trabalhadores do segmento.
O deputado Tovar afirmou que defender o agronegócio e os produtores é uma bandeira do seu mandato por se tratar de um dos setores que mais empregam, não só no estado, mas em todo o país. Para o parlamentar, debater as necessidades do setor no âmbito do Legislativo estadual tem como principal objetivo levar às gestões dos estados e municípios as demandas de quem produz no campo.
– Estamos aqui no Parque de Exposições, em João Pessoa, no ambiente do Agronegócio, que precisa da nossa defesa, mas também da nossa atuação para que criemos pontes e conexões entre o poder público e aquele pequeno e médio produtores. Precisamos vir aqui e trabalhar pelo futuro do nosso estado. O agronegócio está presente nas sessões da Assembleia, está presente nas defesas da Assembleia e está presente na bandeira de luta do meu mandato, garantiu Tovar.
O deputado destacou ainda que o Estado, os municípios, as entidades representativas do segmento, assim como, os produtores e trabalhadores do agronegócio, estejam conectados e unidos para que o segmento possa se expandir cada vez mais, gerando muito mais emprego e movimentando a economia da Paraíba. “Tudo isso precisa estar entrelaçado. Tenho uma relação muito forte com a FAEPA, com o SINDALCOOL, com a ASPLAN com o intuito de fazer com que essas conexões sejam cada vez mais fortificadas. O futuro próximo precisa de muito trabalho, de fortalecimento e estamos aqui para fortalecer o agronegócio juntamente com o poder público e setores da sociedade”, ressaltou Tovar.
O deputado João Gonçalves reiterou o compromisso da Assembleia em se manter sempre próxima da sociedade, para entender e, assim, elaborar ações que atendam às necessidades reais do povo. “Hoje, debatemos questões do agronegócio, como equiparar as alíquotas de Pernambuco e Rio Grande do Norte, por exemplo, para tornar nosso estado mais competitivo. Mas, também fazemos questão de debater sobre a agricultura, pecuária, para gerar emprego, renda, e gerar negócio acima de tudo”, explicou o parlamentar.
“Nossos alimentos vêm do campo. As cidades só existem porque o produtor rural está produzindo com qualidade e quantidade suficiente e não só para os paraibanos. A Paraíba exporta açúcar, álcool e nós precisamos valorizar o agronegócio e o homem do campo”, alertou o deputado estadual Moacir Rodrigues.
De acordo com o secretário de Estado da Agropecuária, Rafael Lopes, estão previstos investimentos no setor com o intuito de tornar o estado mais forte e mais competitivo. “É interesse nosso sermos parceiros. Entendemos que a existência da secretaria só faz sentido se fomentar o setor produtivo, viabilizando a criação de emprego e renda. Estamos sempre à disposição para dialogar e entender as demandas do setor, assim como já fizemos em outros segmentos”.
Mario Borba, presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, elencou as principais demandas do setor produtivo do agronegócio no Estado. “Nosso principal objetivo é mostrar o potencial que tem a Paraíba. O estado que recebe água da transposição, que ainda tem sete usinas de açúcar, que é o terceiro maior produtor de cana de açúcar e de abacaxi do Nordeste, que tem um sertão belíssimo e propício para a produção de laticínios. Precisávamos, justamente, mostrar aos parlamentares essas potencialidades e as travas que dificultam o crescimento da agropecuária, como a questão tributária”, declarou Borba.
≪ Voltar para a Agência de Notícias