Pular para conteudo principal

Notícias

Sessão Especial homenageia Dia do Soldado e Duque de Caxias

Publicado em 23 de agosto de 2022

WhatsApp Image 2022-08-23 at 18.03.53A Assembleia Legislativa realizou sessão especial, na tarde desta terça-feira (23), em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), Patrono do Exército Brasileiro e ao Dia do Soldado.

O evento proposto pelo deputado Jutay Meneses, ocorreu de forma híbrida e reuniu oficiais e praças das unidades das Força Armadas Brasileiras baseadas no Estado da Paraíba. Além disso, a sessão contou com a participação especial da Banda da Guarnição Militar de João Pessoa, sob a regência do subtenente Oziel Cardoso da Silva.

A homenagem, de acordo como parlamentar, objetiva dar o devido reconhecimento aos bravos homens e mulheres do Exército Brasileiro. “São cidadãos que defendem a nossa sociedade, trabalhando e lutando pela proteção da Nação”, declarou Jutay, destacando que o Duque de Caxias pelo exemplo, estando presente em todos os momentos dos conflitos, assinalando os traços de liderança, tais como destemor e bravura.

“A intenção da Casa de Epitácio Pessoa, através dos seus parlamentares, “é homenagear esses bravos homens eWhatsApp Image 2022-08-23 at 18.03.55 mulheres que dedicam a sua vida em favor da segurança nacional da segurança do nosso Estado do bem-estar da nossa população”, acrescentou.

O general de Brigada Guilherme Lângaro Bernardes, comandante do 1º Grupamento de Engenharia e da Guarnição Federal no Estado de Paraíba, declarou que a homenagem da “Casa do Povo Paraibano” é muito emocionante para todos os soldados do Exército Brasileiro. “O próprio Dia do Soldado é uma homenagem do Exército aos seus quadros, aos militares que muito trabalham em prol da nossa corporação”, disse.

Prestigiaram a homenagem coronel Everton Luiz Navarro de Almeida, comandante da Base Administrativa da Guarnição de João Pessoa; o tenente-coronel André Gianasi Júnior, comandante do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado; o tenente-coronel Orlando Pacheco Neto, comandante do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado; o coronel Silva Santos, representando o coronel Marcelo Augusto de Araújo Bezerra, comandante-geral do Corpo de Bombeiros; o capitão de fragata Erijansen de Souza Maciel, Capitão dos Portos da Paraíba; o vereador Bispo José Luiz, representando a Câmara Municipal de João Pessoa; e os empresários Marconi Medeiros de Souza, presidente do Sistema Fecomércio/ Sesc/Senac, e Roberto Cavalcante, presidente do Sistema Correio de Comunicação.

QUEM FOI O DUQUE DE CAXIAS

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nasceu na Cidade de Porto Estrela, no Rio de Janeiro, em 25 de agosto de 1803, falecendo em 7 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica. Duque de Caxias foi o insigne soldado que serviu ao Exército Imperial, sendo o ícone sagrado nas lutas internas pela pacificação do País, desde o período pós-independência até o Segundo Império, assim como nas campanhas externas, na Região do Cisplatina e na Guerra da Tríplice Aliança.

Multimídia

Imagens em alta resolução

WhatsApp Image 2022-08-23 at 18.03.55 WhatsApp Image 2022-08-23 at 18.03.53
≪ Voltar para a Agência de Notícias