Notícias
ALPB homenageia secretária Lídia Moura com título de cidadã paraibana
Publicado em 31 de maio de 2022A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, pelo sistema híbrido, na tarde desta terça-feira (31), para entregar o título de Cidadã Paraibana para a secretária estadual da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura pelos seus relevantes serviços prestados ao estado, A solenidade, proposta pela deputada Pollyanna Dutra, contou com a presença da deputada Rafaela Camaraense, auxiliares do Governo e representantes de diversas áreas contempladas pela pasta, além de familiares e amigos da homenageada.
Ao justificar a homenagem, a deputada Pollyanna Dutra destacou que Lídia Moura sempre foi paraibana, porque se assemelha muito a garra da mulher paraibana. A deputada também destacou a atuação da secretária pela proteção aos direitos humanos e minorias, e à comunidade LGBTQIA+. “Lídia tem vários serviços prestados à Paraíba e essa Casa está legitimando isso, nesse momento, com a honraria que é o Título de Cidadã paraibana, uma homenagem mais do que justa, para essa mulher tão nobre e tão digna de nossa apreciação”, afirmou.
Revelando-se feliz e honrada com a homenagem, Lídia Moura disse que o título de Cidadania Paraibana é o reflexo do trabalho de toda uma equipe. “Agradeço à deputada Pollyanna Dutra e os demais parlamentares que referendaram essa homenagem, que me traz ainda mais responsabilidade, haja vista que é um título decorrente de toda uma política que temos feito ao longo dos anos em prol da diversidade e da defesa dos direitos humanos. Agora eu me sinto feliz demais, porque sou nordestina duas vezes: piauiense de nascimento e paraibana, por essa honraria”, declarou.
Também compuseram a mesa da solenidade: Mônica Oliveira Brandão, coordenadora geral do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, neste ato representando todas as pessoas que compõem a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba; Josiclaudia Izequiel (Yasipitã potiguara), coordenadora da Articulação de Mulheres Indígenas da Paraíba (AMIP) e da Organização dos Jovens Indígenas Potiguara (OJIP); Andreina Gama, representando a Associação das Pessoas Trans e Travestis da Paraíba (ASPTTRANS); Mãe Isabel de Acorodan, representando os povos e comunidades tradicionais de matriz africana; Maria Cely de Andrade, representando o Movimento de Mulheres de Partidos Políticos; e Lucas de Moura Cronemberger (filho), representando a família da homenageada.
PERFIL DA HOMENAGEADA
Lídia de Moura Silva Cronemberger, natural do município de Regeneração (PI), é jornalista graduada pelo UniCEUB, no Distrito Federal,e escolheu o estado da Paraíba para viver e exercer as suas atividades, sobretudo como importante ativista de direitos humanos. Para além das suas atividades profissionais – sempre desenvolvidas com esmero e profunda atenção às necessidades da sociedade – destaca-se a atuação, não apenas como agente pública, mas sobretudo como cidadã, ativista e defensora dos direitos humanos em nosso Estado.
Imbuída ou não de função pública, Lídia nunca se omitiu na luta pela população mais vulnerável da Paraíba e é responsável por muitos avanços já conquistados em defesa do povo paraibano.
≪ Voltar para a Agência de Notícias