Notícias
Comissão da Pessoa com Deficiência debate atividades dos Centros Especializados em Reabilitação na Paraíba
Publicado em 21 de setembro de 2021A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (21), reunião para debater o funcionamento dos serviços e execução das atividades dos Centros Especializados em Reabilitação na Paraíba (CER). O encontro, que aconteceu de forma remota, em conjunto com a Comissão Intersetorial dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado, contou com a presença de gestores dos CER’s.
A reunião foi proposta pela deputada Cida Ramos, presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALPB, que ressaltou que o objetivo do debate é incentivar melhorias para inclusão das pessoas com deficiência, através da reabilitação. Ela lembrou que a discussão ocorreu no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).
“Debatemos possibilidades para sanar os problemas, pois sabemos que alguma coisa precisa ser feita. É função da Casa descobrir o que podemos fazer em conjunto para melhorar as atividades dos CER´s”, ressaltou Cida Ramos.
A Gerente Executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Isabel Sarmento, anunciou que haverá um encontro virtual entre todos os centros do estado, para que eles apresentem suas demandas e dificuldades das ações de atendimento e sugestões possam ser unificadas. “As soluções para todos os problemas terão que ser desenvolvidas de forma tripartite, com os municípios, Estado e a União assumindo suas responsabilidades”, explicou.
“Queremos reafirmar o nosso compromisso, as nossas responsabilidades, dizendo que, enquanto secretaria de estado, estaremos sempre junto e apoiando todas as ações em defesa e em benefício das pessoas com deficiências. Nós estamos, diariamente, acompanhando e apoiando os serviços realizados nos municípios”, acrescentou.
A presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência, Suzi Belarmino, revelou que durante a pandemia foram feitas visitas aos centros. “É um projeto muito importante e que precisa ser tratado com muita seriedade, com muita qualidade e qualificação”, observou.
Também participaram da reunião a coordenadora do Fórum de Luta da PCD, Caroline Vieira; a promotora de Justiça, Liana Carvalho; o coordenador do comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, Rafael Monteiro; a representante da Funad, Mércia Medeiros; e o representante da Comissão de PCD da OAB, Sérgio Gottgtry.
≪ Voltar para a Agência de Notícias