Pular para conteudo principal

Notícias

Sessão debate ações na área de Esportes

Publicado em 22 de maio de 2013 às 19:53

media_e85382f2ee285c4b15e4A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial, nesta quarta-feira (22), para discutir as ações desenvolvidas pela Secretária Estadual da Juventude, Esportes e Lazer. O secretário Tibério Limeira foi convocado para participar da reunião e prestou esclarecimentos sobre o trabalho realizado pela pasta.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial, nesta quarta-feira (22), para discutir as ações desenvolvidas pela Secretária Estadual da Juventude, Esportes e Lazer. O secretário Tibério Limeira foi convocado para participar da reunião e prestou esclarecimentos sobre o trabalho realizado pela pasta.

Na sessão, de autoria do deputado Aníbal Marcolino (PEN), foi solicitado ao secretário esclarecimento sobre as atividades realizadas pela Secretaria e sobre denúncias dos critérios utilizados para atender aos beneficiários de programas como o Bolsa-Atleta e o Gol de Placa, que patrocina atletas paraibanos. Ficou definido que todas as justificativas apresentadas serão encaminhadas ao gabinete do parlamentar para que todos os deputados do Poder Legislativo possam ter conhecimento.

Durante a reunião, Aníbal Marcolino pediu explicações sobre o Orçamento do Estado para a Secretaria de Esportes, que previa R$ 5 milhões para o exercício de 2011 e R$ 3 milhões para o exercício de 2012. Segundo o deputado, os recursos não foram aplicados, sobretudo no Bolsa-Atleta e Gol de Placa. Também foi questionado denúncias de atletas ranqueados em nível nacional, mas que não são atendidos pelo Programa Bolsa-Atleta.

“O secretário explanou as atividades realizadas pela pasta coordenada por ele, mas eu quero que ele repasse todas as explicações das denúncias feitas aqui para o meu gabinete. Ele se comprometeu e eu vou aguardar para que todos os deputados tenham conhecimento. A população precisa saber para onde os recursos de 2011 e 2012 foram remanejados e de fato quem pode ter benefício ao Bolsa-Atleta”, ressaltou Aníbal Marcolino.

Tibério Limeira alegou que os problemas dos recursos para o programa ocorreu pela dificuldade financeira em que se encontrava o Governo do Estado. “Ao longo dos anos o orçamento foi repetido, tanto no ano de 2009, 2010 e 2011, que é uma dinâmica da administração. Ter reserva orçamentária não significa ter dinheiro e condições para executar o programa, e em 2011 e 2012 o Estado não tinha condições de executar. Então, esse orçamento, para fechar o ano, já que não pode acumular, foi remanejado para algum tipo de ação ou programa para poder zerar a conta orçamentária. Não foi falta de vontade do governador e sim falta de condições, pois o estado estava com dificuldades financeiras”, disse o secretário.

Sobre as denúncias dos atletas que não conseguiram o benefício do Bolsa-Atleta, Tibério explicou que a decisão dos critérios não cabe a ele enquanto secretário. “Se os atletas preenchem ou não ou requisitos, quem julga é a Comissão instituída por lei e nomeada por uma portaria governamental publicada no Diário Oficial do Estado. Mas os motivos serão encaminhados pela nossa secretaria para o seu gabinete, para deixar claro a questão.

Estavam presentes na sessão, além do deputado Aníbal Marcolino e o secretário Tibério Limeira, o deputado Hervázio Bezerra (PSDB), o secretário de Esporte do município do Conde, Severino Ferreira Xavier e os representantes das federações de esportes na Paraíba.

 

Alexandre Kito