Notícias
Sessão especial celebra dia do assistente social
Publicado em 15 de maio de 2013 às 22:03A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial, nesta quarta-feira (15), para homenagear o assistente social pela comemoração do seu dia, que é celebrado hoje. A propositura foi do presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Marcelo (PEN).
O evento, que contou com a participação de profissionais e estudantes de serviço social, foi presidido pelo deputado Janduhy Carneiro (PEN), que destacou a dedicação da classe que atua com enfoque na moderação dos graves problemas sociais. “Vivemos em uma sociedade cada vez mais desigual, onde é crescente a parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e isso reforça a relevância da existência e do trabalho profissional de assistentes sociais”, ressaltou o parlamentar.
O deputado Janduhy Carneiro comentou, durante o discurso no plenário, sobre a contribuição do serviço social e parabenizou a classe pela luta enfrentada diariamente.
“Eles estão de parabéns pela contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades, pela luta contra o desemprego, contra as desigualdades e contra a violência, pela atuação diária pelo resgate da cidadania”, disse Janduhy.
O presidente do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba, Tárcio Teixeira, disse que “a profissão tem vivenciado profundo processo de renovação e vem reafirmando, ano após ano, o compromisso com valores que sinalizam para o fortalecimento de movimentos sociais e para a defesa de uma cultura política emancipatória e de valorização do ser humano”.
História – O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho.
No Brasil o curso superior de Serviço Social foi oficializado através da lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão.
Alexandre Kito