Notícias
Deputado cobra ações da bancada paraibana em prol da Transposição
Publicado em 30 de outubro de 2012 às 20:31O deputado Francisco de Assis Quintans (DEM), presidente da Frente Parlamentar da Seca na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), enviou ofício, nesta quinta-feira (26), a todos os parlamentares da bancada federal paraibana – 12 deputados e três senadores – solicitando uma reação forte do grupo em Brasília (DF) em decorrência da paralisação das obras do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco.
No ofício, Quintans destaca que as obras no Eixo Leste, que levará as águas do Rio São Francisco para o leste da Paraíba e o leste de Pernambuco, estão paralisadas nos Lotes 10 e 12. Segundo ele, as ações neste trecho, área com a maior concentração de população nesses dois Estados, não pode sofrer mais prorrogação, pois poderá trazer graves conseqüências, a exemplo da extinção do rebanho, o abandono em massa do meio rural e o desabastecimento de muitas cidades.
“Pedimos a Vossa Excelência que faça chegar à Presidenta Dilma Rousseff o desapontamento dos milhões de nordestinos que a sufragaram nas urnas, por estarem presenciando as obras da transposição, mais importante e redentora obra para a região onde vivem, quase paralisadas em sua plenitude”, diz o ofício.
Revista
Nesta quinta-feira, Quintans também informou que a Mesa Diretora da Casa de Epitácio Pessoa, na pessoa do presidente Ricardo Marcelo (PEN), autorizou a confecção de uma revista com as informações do relatório da visita de inspeção às obras do projeto, realizada por uma comissão da ALPB entre os dias 4 e 7 de setembro. Segundo Quintans, a revista será distribuída com os deputados federais, estaduais, senadores, prefeitos e vereadores eleitos de todas as cidades dos quatro estados – Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará – que compõem a bacia receptora da transposição, para que todos tomem conhecimento do trabalho que a Assembleia paraibana está executando.
Relatório
No documento – que será encaminhado à Presidência da República, ao Congresso Nacional e a autoridades dos nove estados nordestinos – são elencadas 14 sugestões para viabilizar a conclusão do projeto e otimizar sua execução. Na visita, a comissão comandada pelo deputado Quintans percorreu 1.900 quilômetros nos eixos Norte e Leste do projeto de Transposição e constatou alguns problemas, a exemplo da paralisação em trechos da obra e problemas ambientais nos rios Paraíba e Piranhas, entre outros.
Entre as sugestões apresentadas no relatório está a criação pelo Governo do Estado de um Grupo de Trabalho Multidisciplinar para estudar os problemas ambientais que irão ocorrer com a entrada das águas no Estado. A agilização de obras sanitárias nos 54 municípios paraibanos que serão beneficiados com o projeto e a proposta de fortalecimento da Agência Executiva de Gestão da Águas (Aesa) também integram a lista.