Pular para conteudo principal

Notícias

Parlatur da ALPB inicia agenda positiva no Turismo

Publicado em 13 de junho de 2013 às 16:36

20130614101507A deputada estadual Iraê Lucena (PMDB) tomou posse nesta quinta-feira (13) na presidência da Frente Parlamentar de Turismo da Assembleia Legislativa da Paraíba. O Parlatur integra a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Anísio Maia (PT).
A solenidade aconteceu no Salão Manaíra do Tropical Hotel Tambaú na presença de dirigentes de associações do trade paraibano, além do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; do professor de Turismo Cláudio Paiva, da Universidade Federal da Paraíba; o gerente geral do Tambáu, Fernando Sousa; do gestor executivo do Convention de João Pessoa, Ferdinando Lucena; do comandante da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur), capitão Onierbeth Elias de Oliveira, entre outros.
Na oportunidade, o colegiado criou uma agenda positiva de discussões incluindo temas como a malha aérea, construção de resort, retirada de moradores de rua da orla marítima de João Pessoa, entre outros pontos, como o Pólo Turístico Cabo Branco.
A reinstalação da Parlatur, criada em 2003 pela Assembleia Legislativa da Paraíba, foi comemorada pelos parlamentares e empresários do trade paraibano, que aproveitaram a oportunidade para criticar a política de desenvolvimento do Estado. “O atraso em alguns pontos não é desse governo e sim de uma concepção administrativa e que precisa ser mudada”, afirmou Anísio Maia.
O deputado alertou que não fará da Comissão de Desenvolvimento palanque político eleitoral e que pretende trabalhar em conjunto com todas as prefeituras e entidades que integram as atividades produtivas do turismo paraibano. “Vamos discutir caminhos do desenvolvimento econômico juntos”, enfatizou Anísio Maia, que lidera a bancada de oposição.
A presidente de Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, afirmou que proposta lançada por Anísio Maia tem sido implementada. A executiva disse que as ações do Governo na área do Turismo não se misturam com política e que todas as prefeituras são convidadas a participar. “Chamamos a todos, mas não podemos obrigar as pessoas que não querem trabalhar em conjunto”, ressaltou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcos Mossini, a reinstalação da Parlatur ocorre num momento importante, quando há crescimento da informalidade no setor de bares e restaurantes, que chega a 70% na Paraíba. Segundo o empresário, a informalidade tem desestimulado o surgimento de novos empreendimentos e retraído o mercado, inclusive com o fechamento de estabelecimentos.
O secretário de Turismo de João Pessoa, Beto Brunet, disse que a Prefeitura tem se empenhado na construção de uma política de qualificação da mão de obra, em parceria com os órgãos estadual e federal, oferecendo cursos. O executivo revelou que as obras de construção da Escola de Gastronomia estão 80% concluídas e que até o final do ano ela começará a funcionar e a oferecer cursos da área. “Esses futuros alunos serão colocados no mercado em breve”, disse o secretário.
Para a presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Elísia Lopes, a instituição tem reforçado o processo de captação de mais eventos para a capital paraibana, lembrando que é necessário que a cidade esteja preparada para essa demanda futura. Na opinião dela, toda a cadeia produtiva do turismo deve estar preparada para atender da melhor forma possível os turistas, sejam eles de lazer como os de eventos.

 

Fonte: Da Assessoria