Notícias
Trócolli pede o adiamento de vacina contra aftosa
Publicado em 23 de maio de 2013 às 19:17A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão especial, nesta quinta-feira (23), para discutir em âmbito estadual, a proposta de Medida Provisória que visa a criação da carreira de contabilista e o fortalecimento dos órgãos setoriais e seccionais de contabilidade e de custo do Poder Executivo.
A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão especial, nesta quinta-feira (23), para discutir em âmbito estadual, a proposta de Medida Provisória que visa a criação da carreira de contabilista e o fortalecimento dos órgãos setoriais e seccionais de contabilidade e de custo do Poder Executivo. O debate fez parte da mobilização da categoria, que está acontecendo nos Estados do país, para que a MP seja tramitada no Congresso Nacional. Ficou definida a elaboração de um carta da Paraíba pata que seja encaminhada a ministra do Planejamento Mirian Belchior.
Na Paraíba, os Contabilistas estão engajados no projeto de Medida Provisória para a estruturação da profissão contábil no âmbito do Poder Executivo Federal, pois a MP pretende estabelecer que todos os profissionais da Contabilidade do Poder Executivo pertençam à estrutura contábil da Secretaria do Tesouro Nacional.
Segundo a deputada Iraê Lucena (PMDB), autora da propositura, a sessão pretende mobilizar o apoio os parlamentares federais paraibanos para contribuir com a categoria. “Nós estamos pedido o apoio de vários parlamentares, entre deputados e senadores, pois cada Estado tem pedido o apoio dos seus, para que essa Medida Provisória chegue ao Congresso Nacional. Queremos que a ministra Mirian Belchior encaminhe essa MP para ser apreciada e tramitada dentro do Congresso”, destacou.
A deputada ressaltou ainda a importância da ALPB junto aos contabilistas na reivindicação. “A Assembleia está saindo na frente juntamente com os conselhos regionais, onde começou a mobilização. Como o ano de 2013 foi considerado o ano do contabilista, estamos fazendo essa mobilização e o nosso Estado sai na frente”, exaltou.
“A aprovação da Medida será um marco na história da Contabilidade Pública Brasileira”, acrescentou Francisco da Chagas Lima, representante do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, que destacou ainda que na Paraíba há em média 200 contabilistas que estão atualmente lotados em 10 órgãos, entre Universidade Federal, Instituto Federal e repartições do Poder Executivo Federal.
O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) enfatizou que a celeridade para o processo de tramitação da proposta deve acontecer através da mobilização da classe. “A celeridade para que esse pleito caminhe até o Congresso é função da mobilização realizada pela classe. Eu vou prestar meu total apoio. Vamos procurar os mecanismos para que possamos chegar até a ministra. Acho importante essa discussão neste momento e acredito que temos que nos mover para chegarmos ao objetivo”, disse o deputado que propôs a união pela causa junto aos parlamentares federais paraibanos.
Já o secretário geral do Fórum Nacional de Carreiras Típicas do Estado, Rudinei Marques, finalizou parabenizando a Paraíba pelo engajamento na luta pela aprovação da Medida Provisória. “A Paraíba é um Estado importante e quero destacar que o Nordeste, de todas as regiões do país, é quem mais está engajado nesta luta. A Paraíba tem tido destaque no cenário nacional devido a sua força política e a influência das suas universidades, e tem sido exemplo para todos os outros estados que estão na mobilização”, finalizou.