Notícias
Assembleia ouve demandas de professores da UEPB em audiência pública
Publicado em 10 de outubro de 2025 às 11:46A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (10), audiência pública com o objetivo de ouvir as demandas de professores da Universidade Estadual da Paraíba UEPB. A discussão proposta pela deputada Cida Ramos, solicitada pela dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), reuniu funcionários e estudantes da instituição com o objetivo de articular junto ao Governo do Estado medidas que possam contribuir com o fim da paralisação das atividades.
A paralisação dos docentes da UEPB teve início no dia 18 de setembro. Entre as reivindicações, os professores solicitam o repasse retroativo das progressões funcionais, melhoria nas condições de trabalho, assim como, a realização de concurso público. Representando o Poder Legislativo, a deputada Cida ouviu as demandas apresentadas pelos docentes e destacou a relevância da UEPB para o ensino superior do Estado. Para a parlamentar, é fundamental que a ALPB esteja envolvida nas negociações para que as aulas sejam retomadas na instituição.
“Nós estamos hoje aqui para discutir essa situação, encontrar alternativas para uma mediação com o governo do Estado ante a greve que se realiza, na qual perdem os estudantes, servidores, professores e, sobretudo, a sociedade paraibana. Então, nós estamos aqui para reafirmar nosso compromisso como professora, como educadora, como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa para mediar alguma solução”, declarou a parlamentar.
Presidente da Comissão de Educação da Assembleia, Cida propôs ainda a inclusão da Comissão de Orçamento da Casa de Epitácio Pessoa, assim como, dos deputados da bancada federal da Paraíba, no debate relacionado à situação financeira da UEPB. “Acho importante a reunião com os deputados federais e senadores para que possamos ter ação conjunta, um olhar de todos para a UEPB”, afirmou deputada Cida Ramos.
A presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), professora Elisabeth Vale, destacou que a principal reivindicação da categoria é a recomposição do orçamento da UEPB. Durante a audiência, Elisabeth reivindicou também a realização de concurso público para novos docentes, a convocação dos aprovados em cadastro de reserva e o pagamento retroativo das progressões funcionais, que, segundo ela, somam um passivo superior a R$ 75 milhões apenas entre 2018 e 2023.
Para a professora, a Assembleia tem um papel estratégico como mediadora no diálogo entre a Universidade e o Poder Executivo. “Esperamos que a Assembleia, com o apoio da deputada Cida Ramos e do presidente Adriano Galdino, possa intermediar uma conversa direta com o governo do Estado para que possamos avançar nas negociações”, destacou. Segundo a professora, o objetivo da categoria é construir, junto ao governo, um acordo de curto, médio e longo prazo que garanta a recomposição orçamentária e o fim da greve.
Representando o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), professor Josevaldo Cunha destacou a gravidade da crise financeira enfrentada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e reforçou a importância da mobilização docente. Ele avaliou que o diálogo proposto pelo Legislativo deve intermediar as discussões com o Executivo para que sejam mantidas as negociações com os docentes em greve.
“Nós esperamos que esse Parlamento acolha e venha ao encontro da greve no sentido do Governo do Estado montar uma mesa de negociação para que se discutam as questões de curto, médio e longo prazo, para além do pagamento retroativo, como pautas relacionadas à carreira, alçamento, autonomia e outras questões importantes. A gente espera que essa audiência pública de hoje favoreça o pleito junto ao Governo do Estado”, afirmou Josevaldo Cunha.
Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.