Pular para conteudo principal

Notícias

ALPB homenageia promotora Rosane Maria Araújo com Medalha Epitácio Pessoa

Publicado em 3 de novembro de 2025

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta segunda-feira (3), a Medalha Epitácio Pessoa à promotora Rosane Maria Araújo e Oliveira durante solenidade no plenário da Casa, reunindo autoridades, amigos e familiares da homenageada.  A honraria foi proposta pelo deputado Bosco Carneiro, que destacou a contrinuição do trabalho da promotora para o Ministério Público Estadual (MPPB) e a toda a sociedade paraibana.

Segundo o deputado, Rosane Maria Araújo é uma figura proeminente na defesa dos direitos da mulher e no combate à violência doméstica. “Seu exemplo de conduta e dedicação é inspirador para as mulheres paraibanas. Destaco a sua atuação incisiva na defesa dos direitos das mulheres, especialmente no combate à violência doméstica, e sua participação em diversas comissões nacionais permanentes. Em reconhecimento a seu notável trabalho na Paraíba, propusemos esta homenagem, com o apoio unânime dos deputados”, declarou.

A deputada Silvia Benjamin também expressou sua satisfação em participar da sessão em homenagem a promotora, que tem papel de destaque em defesa ddos direitos das mulheres na Paraíba. “É com grande orgulho que participo deste momento singular para todos nós, e especialmente para as mulheres desta Casa, em particular, para homenagear a Doutora Rosana Araújo”, disse.

Em seu discurso, a homenageada compartilhou sua gratidão e emoção. “A honra de receber tal reconhecimento é imensurável, pois me vejo como um trabalhador incansável, que se dedica diariamente à sua missão. Executo minhas tarefas com a mesma dedicação, e confesso que este reconhecimento me surpreende e excede minhas expectativas. Creio que, quando a providência divina age, ela toca corações e mentes. E aqui estou, vindo de Itabaiana, de um distrito humilde, representando esse povo”, afirmou.

Muitos dos convidados também destacaram a importância da luta da promotora pelos direitos das mulheres, servindo de inspiração para todos os presentes e para a sociedade paraibana.

Mais sobre a homenageada 

Rosane Araújo é conhecida por seu trabalho na Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e por promover a discussão sobre a importância da educação e da prevenção para acabar com a cultura da violência de gênero. Ela também integra o Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (GEDIR) do MPPB.

A promotora frequentemente participa de eventos, rodas de conversa e programas de rádio para discutir a Lei Maria da Penha e a atuação do Ministério Público na proteção das mulheres. Ele viveu durante anos em Guarita, distrito do município de Itabaiana, em uma família de oito filhos.

Multimídia

Imagens em alta resolução

PHOTO-2025-11-03-19-10-01 unnamed
≪ Voltar para a Agência de Notícias