Notícias
Assembleia prorroga Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata
Publicado em 28 de abril de 2014A Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), foi prorrogada até o dia 9 de maio, em decorrência da solicitação dos municípios paraibanos pelas ações.
Nesta segunda-feira (28), o município de Solânea recebe atividades da campanha. Serão realizadas, durante toda a manhã, distribuição de materiais informativos, palestras e exames de prevenção à doença, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
O objetivo é alertar sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir o câncer de próstata e esclarecer sobre as formas de tratamento.
De 22 a 26 deste mês, a campanha aconteceu em quatro pontos na Capital: Parque Sólon de Lucena, no Centro, Busto de Tamandaré, Mercado de Mangabeira e Praça da Paz, nos Bancários. Em João Pessoa, houve a distribuição de materiais informativos e uma ação de orientação sobre as leis estaduais que tratam sobre o câncer.
Até o dia 9, as atividades serão levadas para Mulungu, Juripiranga, Serra da Raiz, Arara, Umbuzeiro, Cuitegi, Cuité, Itatuba, Coremas, Serra Branca, Piancó, Várzea, Santa Luzia, Emas, São Domingos, Nazarezinho e Poço Dantas. O slogan da campanha, que está em sua terceira edição, é: “Exame de próstata, quem pede pra ele fazer, não vai perdê-lo tão cedo”.
A Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata, que aconteceu de 22 a 26 deste mês, ocorreu em cumprimento à Lei 8.609/09, definida por meio de propositura do presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Ricardo Marcelo (PEN).
Durante duas edições, também foram realizados atendimentos médicos, orientações e palestras sobre o assunto em várias cidades paraibanas. O prédio do Poder Legislativo se “vestiu” de azul, no ano passado, para destacar a importância sobre as formas de prevenção da doença.
A Assembleia Legislativa tem elaborado leis com a pretensão de facilitar o tratamento do câncer no Estado e aumentar as chances de cura. Nas últimas duas décadas, 15 leis estaduais se somam a uma extensa legislação federal que assegura os direitos e garantias dos portadores de câncer.