Notícias
Assembleia debate modelo de policiamento brasileiro em Sessão Especial
Publicado em 5 de novembro de 2015 às 20:07
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta quinta-feira (5) uma Sessão Especial para debater o modelo fracionado de policiamento preventivo e repressivo no Brasil.A propositura da sessão foi do deputado Janduhy Carneiro e a reunião contou também com a presença dos deputados Anísio Maia e Buba Germano e do deputado federal Subtenente Gonzaga, além de representantes das polícias Civil e Militar e do vereador Raoni Mendes.
Para o deputado Janduhy Carneiro, o modelo de policiamento aplicado no Brasil está desgastado. “Está sessão é exatamente para discutir novas alternativas e ações que gerem eficiência”, disse.O parlamentar ressalta ainda que diversos projetos para mudanças nas polícias têm sido discutido na Câmara Federal e alguns projetos de lei já tramitam no Congresso, entre eles o ciclo completo de polícia, onde a instituição que atender a ocorrência fará todo o processo de investigação e encaminhará para justiça.
Já o deputado federal mineiro Subtenente Gonzaga, ressaltou a importância do debate e a importância do ciclo completo das polícias. Autor da emenda à Constituição 431/14, que dispõe sobre o assunto, Gonzaga defende mudanças na segurança pública do Brasil. “Temos um problema de modelo de policiamento, que culmina na ineficácia da investigação”, pontuou.O coronel Romildo, corregedor da Polícia Militar, ressaltou que da necessidade de mudanças no modelo atual de polícia no Brasil e buscar melhorias. “A PEC do Ciclo Completo de Polícia é boa para todas as polícias, mantém todas as funções, em nada altera e apenas aumenta a atribuição para buscar uma melhor prestação de serviços à comunidade”, avaliou.
Participaram também da sessão representantes de órgãos de classe da segurança pública, do movimento Movpaz, do Sindicato dos Agentes da Polícia Federal, Sindifisco, Clube dos Oficiais da Paraíba.