Notícias
ALPB promove reunião da Frente Parlamentar do Transporte Público de Qualidade
Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 18:40
A Assembleia Legislativa da Paraíba promoveu nesta quinta-feira (12) mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Coletivo Seguro e Qualidade. O evento, que ocorreu no auditório João Eudes, contou com a presença de representantes da sociedade civil, de empresas de transporte coletivo e do deputado Janduhy Carneiro (PTN). Na ocasião, foram apresentados dois projetos de lei e o planejamento de um seminário sobre mobilidade urbana para ser realizado no primeiro semestre de 2014.
“Este encontro é de fundamental importância. Estamos atentos aos pleitos da população e nos reunimos hoje com pessoas de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, do Litoral Norte e Sul da Paraíba preocupadas na melhoria do transporte público e da mobilidade urbana”, disse o deputado.
Janduhy Carneiro disse ainda que a Frente Parlamentar também vai discutir a situação do transporte clandestino na Grande João Pessoa. “Vamos procurar soluções para regulamentação do transporte clandestino, afinal de contas essas pessoas tiram o sustento deste trabalho e o sol
deve nascer pra todos, ressaltou.
Já o chefe de Articulação e Promoção à Cidadania da Secretaria de Transparência de João Pessoa, Hipólito Rodrigues, afirmou que o Seminário sobre Mobilidade Urbana vai servir para discutir amplamente soluções sobre o setor, em especial a questão do transporte coletivo.
Representando a cidade de Bayeux, Nilberlândio da Silva milita na defesa do transporte coletivo de qualidade e salienta que o grande problema deste setor é a falta de fiscalização. “Presenciamos ônibus sucateados transitando pela cidade todos os dias, mas não há órgão público que fiscalize e possa impedir que vidas sejam colocadas em risco”, concluiu.
Projetos de Lei – Dois projetos de lei fruto dos trabalhos da Frente Parlamentar já tramitam na Casa de Epitácio Pessoa. Um diz respeito à fiscalização efetiva das empresas de ônibus. Já o segundo trata sobre a obrigatoriedade de inclusão de mais um funcionário dentro do ônibus para atender às demandas das viagens.
Texto e Fotos: Eliseu Lins