Notícias
Primeira-dama recebe Medalha Epitácio Pessoa na AL
Publicado em 30 de maio de 2006 às 0:00
A primeira-dama do Estado da Paraíba e presidente do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), Sílvia Cunha Lima, recebeu nesta segunda-feira (29/05) o Diploma e a Medalha “Epitácio Pessoa” – a mais alta honraria do Poder Legislativo. A Sessão Solene aconteceu, no final da tarde, no plenário “José Mariz” da Assembléia Legislativa.
Resultado de uma propositura do deputado estadual Lindolfo Pires (PFL), a homenagem foi marcada por muita emoção e contou com a presença do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Júlio Paulo Neto, entre outras autoridades políticas e representantes da sociedade civil e de Organizações Não-governamentais. A entrega da medalha foi feita por Diogo e Marcela Cunha Lima, filhos de dona Sílvia e do governador Cássio Cunha Lima.
A iniciativa da homenagem foi justificada como um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos por Sílvia, desde o período em que assumiu o papel de primeira-dama de Campina Grande por três vezes. Os projetos de arborização da cidade e o desenvolvimento de ações em parceria com Clubes de Mães foram destacados como algumas de suas principais iniciativas.
As ações desenvolvidas com a liderança da Cendac foram citadas como exemplo de agilidade, renovação e racionalização de recursos físicos e financeiros. Programas como o “Jovem Aprendiz”, que amplia as chances de adolescentes conseguirem a primeira vaga no mercado de trabalho e o programa “De Mãos Dadas com a Mulher”, que presta assistência a gestantes carentes com o encaminhamento ao pré-natal, registro de crianças e auxílio para o enxoval, também foram enaltecidos.
O governador do Estado fez uma breve retrospectiva da história de vida de Sílvia como empreendedora de ações sociais, mãe e esposa. “Com sua discrição e sensibilidade, Sílvia tem uma capacidade de realização extraordinária e promove ações duradouras”, comentou. Ele citou o incentivo ao desenvolvimento do artesanato paraibano como uma das mais importantes iniciativas da primeira-dama. “O nosso artesanato extrapolou fronteiras e muitas portas foram abertas para que os artesãos paraibanos mostrem os seus trabalhos”, ressaltou, lembrando ainda o sucesso dos Salões de Artesanato organizados pela primeira-dama.
Para o deputado Lindolfo Pires, responsável pela autoria da proposta para a entrega da medalha, Sílvia é merecedora do reconhecimento pelas ações sociais promovidas. Ele destaca ações conjuntas que envolvem educação, cultura e assistência social como uma renovação que merece ser homenageada. “Com seus trabalhos e iniciativas, Sílvia implementou um novo conceito social na Paraíba”, destacou. Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rômulo Gouveia, a homenagem simboliza a valorização a iniciativas voltadas para ações sociais. “Os trabalhos desenvolvidos com tanta dedicação por Sílvia são um exemplo, e estão sendo reconhecidos com essa justa homenagem”, afirmou.
Fonte: Jornal da Paraíba