Notícias
Marcelo Canellas é Cidadão Paraibano
Publicado em 16 de dezembro de 2005 às 0:00
O jornalista Marcelo Canellas, da Rede Globo de Televisão, é o mais novo cidadão paraibano. O título foi entregue pela Assembléia Legislativa durante sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira, dia 15 de dezembro, como reconhecimento do Poder Legislativo estadual pelo seu empenho no sentido de contribuir para a solução dos graves problemas que atingem milhões de brasileiros que vivem em situação de miséria absoluta. A iniciativa da homenagem foi do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB), que destacou a atuação do jornalista em defesa das classes menos favorecidas do País. "Com um trabalho jornalístico sério e de profundo caráter social, Marcelo Canellas escreve sua história no cenário mundial com a produção de matérias que, com inquestionável competência, provam que cada um de nós pode contribuir com o nosso País e com nossa gente, e, mais ainda, que quando amamos e acreditamos no que fazemos, sempre somos reconhecidos e recompensados", comentou o parlamentar ao saudar o homenageado.
A essência desse trabalho, conforme observou Vitalzinho, reflete-se na defesa do segmento mais sofrido do País – o povo nordestino, o qual tem sido objeto de vários trabalhos jornalísticos produzidos por Canellas, a exemplo da série "O Brasil que sente fome", exibida no programa Globo Repórter, em janeiro de 2003, que retratou a fome e a miséria existente no País e que levou ao conhecimento das sociedades de vários cantos do mundo a dura realidade do povo nordestino.
"A sensibilidade e a humanidade apresentadas na série comoveram a muitos, e, através da força originária do poder da Imprensa, Marcelo Canellas se fez útil e deu voz e eco ao coro daqueles que vivem na mais completa miséria neste País, vítimas de uma realidade desumanamente desigual e da indiferença de muitos que preferem o terrível faz de conta de que nada pode ser feito a não ser apenas por força da política", acrescentou o parlamentar.
Premiações em várias partes do mundo
Ao longo de sua carreira, o jornalista Marcelo Canellas acabou se especializando na cobertura de temas ligados aos direitos sociais e humanos. Por sua atuação na área, já recebeu 19 prêmios jornalísticos no Brasil e no exterior. É "Jornalista Amigo da Criança" – diploma concedido pela Agência de Notícia dos Direitos da Infância (ANDI) aos jornalistas que se destacam na defesa dos direitos das crianças, e membro fundador da organização internacional "Periodistas contra el hambre" (Jornalistas contra a fome).
Em 2003, em Roma, tornou-se o primeiro brasileiro a receber o prêmio Boerma, concedido de dois em dois anos a jornalistas e escritores que se destacam no combate à fome no mundo. O dinheiro da premiação – U$ 5.000,00
(cinco mil dólares americanos) foi integralmente doado à Associação dos Caprinocultores de São Sebastião do Umbuzeiro (PB). Na sua relação de homenagens recebidas figuram ainda as seguintes comendas: Prêmio Airton Senna 1998 – São Paulo (SP); Prêmio Vladimir Herzog 1999 – São Paulo (SP); Prêmio Airton Senna 2001 – São Paulo (SP); Prêmio Embratel 2001 – Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho – Rio de Janeiro (RJ); Prêmio Vladimir Herzog 2001 – São Paulo (SP); Prêmio Rey de España 2001 – Madri (Espanha); Prêmio Embratel 2002 – Rio de Janeiro (RJ); Prêmio Imprensa de Justiça e Direitos Humanos – Televisão – 2002 – Porto Alegre (RS); Prêmio Imprensa de Justiça e Direitos Humanos – menção honrosa – 2002 – Porto Alegre (RS); Medalha do Mérito do dia mundial da alimentação – ONU – 2002 – Nova Iorque (EUA); Prêmio Nuevo Periodismo 2003 – Monterrey (México);
Prêmio Imprensa Crea – GO – 2004 – Goiânia (GO); Prêmio Nuevo Periodismo 2005 – Monterrey (México); Prêmio Confea 2005 – Vitória (ES); Prêmio Lobo Guará – 2004 – Goiânia (GO); Prêmio Caixa de Jornalismo Social – 2005 – São Paulo (SP); Prêmio Cidadania Mundial 2005 – Brasília (DF), e Grande Premio Rede Globo 2004 – Rio de Janeiro (RJ).
Tais premiações, segundo enfatizou o deputado Vitalzinho, demonstram o grande reconhecimento de várias sociedades do mundo pelo profissional e pelo cidadão que sempre se notabilizou pela determinação pessoal de contribuir com as lutas de combate à fome e à miséria, baseado notadamente no amor ao próximo e ao seu trabalho profissional – o jornalismo.
Premiações no mundo
Uma das demonstrações de respeito e solidariedade ao povo nordestino dada pelo jornalista da TV Globo aconteceu no ano de 2003, quando, com uma reportagem sobre a fome no Nordeste, venceu a disputa pelo prêmio Barbosa Lima Sobrinho – evento que reuniu mais de 600 trabalhos publicados em rádio, televisão, internet e revistas.
Ao receber o prêmio de US$ 5.000,00 (cinco mil dólares), em cerimônia realizada no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Canellas escolheu o município paraibano de São Sebastião do Umbuzeiro para doar a quantia recebida, a qual foi revertida em beneficio para o pessoal ligado à Associação dos Produtores de Leite de Cabra. A contribuição recebida permitiu a implementação de melhorias nas atividades desenvolvidas pela entidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a renda dos associados.
"Com a reportagem sobre a fome no Nordeste, o jornalista Marcelo Canellas, da TV Globo de Brasília, além de contribuir para o aperfeiçoamento do debate e da busca de soluções para os problemas que atingem a maioria da população nordestina, especialmente o fantasma da fome, ainda deu uma demonstração de compromisso pessoal com a causa do povo que figurou como personagem central da matéria por ele produzida", comentou o deputado
Vitalzinho quando tomou a iniciativa de propor, através do projeto de lei
nº 400/2003, a concessão do título de cidadania ao jornalista.
"Por essa demonstração de respeito, afinidade e preocupação com os problemas do nosso povo, Marcelo Canellas é merecedor do nossoreconhecimento enquanto representantes da sociedade, sendo igualmentedigno de compartilhar da nossa cidadania paraibana", comentou o parlamentar, acrescentando que a iniciativa do jornalista da TV Globo ajudou em muito um município paraibano que tem 2.894 habitantes; que possui um Índice de Desenvolvimento Humano de 0.574 – segundo dados contidos no Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD, de 2000, e que apresenta uma mortalidade infantil de 70,03%.
Quem é Marcelo Canellas
Marcelo Pasqualoto Canellas nasceu em Passo Fundo (RS) em 16 de outubro de 1965 e formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) em dezembro de 1987. Trabalhou em jornais e emissoras de TV dosEstados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, e desde 1990 é repórterespecial da Rede Globo de Televisão, sempre alternando temporadas no Riode Janeiro e em Brasília. Atualmente mora na capital federal.
Fonte: Assessoria de Imprensa/PSOnline