Notícias
Argileu Martins é homenageado pela Assembleia
Publicado em 10 de dezembro de 2012 às 0:00
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta segunda-feira (10), o título de Cidadão Paraibano a Argileu Martins da Silva, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e que milita há muitos anos pela prosperidade da agricultura familiar na Paraíba.
A sessão solene contou com a presença dos deputados Janduhy Carneiro (PEN) e Assis Quintans (Democratas), que solicitou a homenagem. A propositura do título foi feito pelo ex-deputado Biu Fernandes. No seu discurso, o ex-parlamentar ressaltou a chegada de Argileu ao Estado, se apresentando ao Governo do Estado disposto a ajudar a agricultura familiar através da Emater.
Já o deputado Assis Quintans disse: "essa Casa que representava a vontade do povo está homenageando este mineiro que tem dentro de si o sentimento do povo da Paraíba e tem no coração o sofrimento do povo do campo".
Muitos extensionistas da Emater estiveram presentes para prestigiar a homenagem. Além disso, participaram da entrega do título o secretário de Estado da Agricultura, Marenilson Batista; o presidente do Interpa, Nivaldo Magalhães; Erasmo Lucena, diretor técnico da Emater; Francionildo Araújo, diretor Administrativo da Emater; e Verneck Abrantes de Sousa, representando a Academia Brasileira de Extensão Rural
Em seu discurso, Argileu Martins agradeceu a todos os presentes e falou da honra em receber tamanha homenagem. "É muito gratificante me encontrar com amigos e companheiros de trabalho que durante muitos anos trabalhamos muito pelo desenvolvimento da extensão rural e assistência técnica na Paraíba", afirmou.
O homenageado também falou sobre as dificuldades que a extensão rural passou durante muitos anos e os avanços conquistados até hoje. "Quem mantém o superavit na balança comercial brasileira hoje é o setor de agropecuária. Talvez seja o único setor que ações centralizadas geram rendas descentralizadas. É a agricultura que permite que a economia permaneça estabilizada", concluiu.
Currículo Argileu Martins é natural de Jequitinhonha, Minas Gerais. É sociólogo, com pós-graduação em Gestão Social e Profissionalização de Agricultores. Participou de várias experiências e intercâmbios técnicos de agropecuária na França, Argentina, Portugal, Bolívia, Equador, Paraguai, Venezuela e Colômbia. Além disso, publicou vários trabalhos relacionados ao pequeno agricultor.