Pular para conteudo principal

Notícias

Título de Cidadania para Paralamas do Sucesso

Publicado em 3 de agosto de 2010 às 0:00
Título de Cidadania para Paralamas do Sucesso

Os músicos João Barone e Felipe de Nóbrega Ribeiro (Bi Ribeiro), integrantes da banda Paralamas do Sucesso, receberão nesta quarta-feira (04/08) o título de Cidadão Paraibano, outorgado pelo Poder Legislativo da Paraíba, em sessão solene a ser realizada no plenário José Mariz da Assembleia Legislativa, às 11:00 horas. A propositura é do deputado estadual Rodrigo Soares (PT).

João Alberto Barone Reis e Silva nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto de 1962. Membro dos Paralamas do Sucesso, sua história com a música começou quando, certa vez, chegou a tocar na banda de seu irmão, tocando de ouvido a canção "Ticket to Ride", dos Beatles. Porém, o sonho inicial de Barone era ser tenista, até que, em 1978, assistiu o clipe de "Roxanne", do grupo punk The Police, resolveu se dedicar à música, influenciado por Stewart Copeland, baterista do The Police.

João estudava na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e certo dia, os Paralamas fariam um show por lá. Porém, o então baterista Vital Dias faltou. Barone assumiu temporariamente a bateria, ao ser apresentado a Herbert Vianna (voz e guitarra) e Bi Ribeiro (baixo). O baterista, depois deste show, passou a se revezar com Vital Dias, que deixou a banda em 1982. Com a saída deste, Barone foi efetivado como baterista dos Paralamas, posto no qual permanece até hoje. O músico tem três filhos: Clara, Laura e Vicente.

Felipe de Nóbrega Ribeiro também nasceu no Rio de Janeiro (1961) e é filho do diplomata Jorge Carlos Ribeiro. Bi Ribeiro – como é conhecido – conheceu Herbert Vianna em Brasília e, depois, se mudaram para o Rio de Janeiro para fazer cursinho pré-vestibular. Bi cursou Zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, e Herbert Arquitetura na UFRJ. Na Universidade Rural eles conheceram João Barone, aluno de Biologia, que se tornaria baterista da banda. Os três largaram a faculdade antes de terminar para seguir com os Paralamas do Sucesso.

Convencido por Herbert, Bi resolveu comprar um baixo na Inglaterra. Os dois formaram uma banda com o baterista Vital Dias (substituído posteriormente por Barone, apresentado por um amigo de Bi, chamado Super) e ensaiavam na casa da avó de Bi, Ondina (foi daí que surgiu a música "Vovó Ondina é Gente Fina"). Bi tem dois filhos, Teresa e Tito, e é casado com Patrícia Nóbrega.