Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia lança 4º volume da Coleção Perfis Parlamentares em Sessão Especial

Publicado em 23 de novembro de 2018 às 19:51

231118 - Lançamento de livro sobre a ALPB - ©nyll pereira - 02A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (23), uma Sessão Especial para o lançamento do 4º volume da coleção Perfis Parlamentares. A Sessão foi proposta pelo presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Gervásio Maia, e foi prestigiada por diversas autoridades e personalidades da cena acadêmica paraibana.

Na ocasião, o chefe do Legislativo estadual destacou a importância do mais recente livro da coleção – intitulado “História e Debate na Assembleia da Paraíba”. “Eu não poderia encerrar nosso período de dois anos na Presidência da Assembleia sem que tivéssemos o 4º volume da Coleção Perfis Parlamentares. Agradeço a todos os envolvidos nesse quarto volume. Fico muito feliz por estar participando de momento”, disse.

Já o deputado Frei Anastácio também ressaltou a importância do livro para o Poder Legislativo. “A história faz a gente reviver muita coisa boa, e essa obra vem ampliar ainda mais o importante acervo da Assembleia Legislativa da Paraíba. Só temos a agradecer ao presidente Gervásio Maia a maneira com a qual tem tratado esta Casa, empreendendo todo esse trabalho em benefício do Poder Legislativo”, frisou.

231118 - Lançamento de livro sobre a ALPB - ©nyll pereira - 13O historiador José Octávio de Arruda Mello, um dos organizadores da obra, ressaltou que o 4º volume da Coleção Perfis Parlamentares enriquecerá ainda mais a história da Paraíba. “A grande novidade desta edição é que, inspirados no sociólogo Oliveira Viana, seguindo a sugestão do presidente Gervásio Maia, resolvemos traçar a história dos ex-parlamentares pela origem familiar de cada um deles. Com isso a obra ganha em aspectos históricos e também sociológicos”, comentou.

Para o ex-deputado Assis Camelo, o lançamento do livro engrandece ainda mais a importância da Assembleia Legislativa a história da Paraíba. “Esta Casa foi uma grande oportunidade para mim. Aqui eu aprendi valores como civismo, democracia e compromisso com a coisa pública. Me sinto muito feliz com esse momento que a Casa vive, resultado do espírito empreendedor do presidente Gervásio Maia”, destacou.

Participaram ainda da Sessão Especial o deputado estadual João Gonçalves; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão; Alcides Jansen, subprocurador-geral de Justiça; e Evandro Nóbrega, editor do livro, entre outras autoridades.

O livro – O 4º volume da Coleção Perfis Parlamentares conta a história dos ex-parlamentares abordando a família de cada um deles – a grande novidade desta edição. As famílias contempladas são os Leites, do Vale do Piancó e Alto Sertão; os Maias, da região de Catolé do Rocha; os Marques Mariz, do Vale do Médio Rio Piranhas e do Vale do Rio do Peixe; e os Cunha Lima, com origem em Guarabira.

Para o coordenador-geral da Coleção, José Octávio de Arruda Mello, a abordagem do livro entra em sintonia com a moderna historiografia paraibana. “É um conjunto de monografias muito bem fundamentadas e que enriquecerão ainda mais a história da Paraíba”, finalizou.