Pular para conteudo principal

Notícias

Cidadania paraibana a Gilberto Pucca

Publicado em 13 de maio de 2009 às 0:00
Cidadania paraibana a Gilberto Pucca

A Assembléia Legislativa da Paraíba concedeu na manhã desta quarta-feira (13.05) a cidadania paraibana ao coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca. O deputado Zenóbio Toscano (PSDB) foi o autor da propositura.

“Devido ao seu esforço podemos visualizar em nosso Estado os reflexos de sua gestão com a ampliação de, por exemplo, das equipes de saúde da família de 777 para 1228, maior ainda em relação a equipes de saúde bucal de 318 equipes para 1099. Os Centros de Especialidade Odontológica até 2002 era zero, hoje são 31. Os recursos repassados pelo Ministério da Saúde ao Estado da Paraíba que antes era de 4.076.662,45 passou até o início de 2009 para 135.858.598,00”, afirmou o parlamentar em sua justificativa.

Com o Plenário Deputado José Mariz lotado por representantes de entidades, prefeitos e deputados, o cirurgião-dentista Gilberto Pucca foi homenageado pela Casa de Epitácio Pessoa. O paulista se disse honrado com a nova condição. “Certamente receber o título de cidadão paraibano é motivo de orgulho. Á partir de agora, sinto-me nordestino, e tenho a exata noção, da responsabilidade do que isso significa”, declarou.

Para ele, receber a honraria, significa que o trabalho desenvolvido tem produzido resultados eficazes. “É um sinal de que nós estamos trabalhando em conjunto com todas as autoridades da Paraíba, fazendo com que o povo passe a ter acesso a setores da saúde que não tinha. O que só é possível com a parceria, fundamentalmente com a Assembléia, para que possamos trazer os programas sociais do Governo Federal para onde efetivamente eles acontecem, que são os municípios”, enfatizou em seu discurso de agradecimento.

De acordo com Zenóbio, a proposição atendeu a um pleito dos municípios, através da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), em razão do grande trabalho de parceria, que o coordenador tem feito em favor das localidades do Estado. “A situação das cidades da Paraíba em relação à saúde bucal hoje é muito diferente de alguns anos atrás, desde que o doutor Gilberto, assumiu em 2003. Tem promovido parcerias constantes e permanentes com os municípios. Um exemplo de cidadão e profissional em favor do bem comum”.