Assembleia Legislativa realiza sessão em comemoração aos 90 anos do Colégio Marista Pio X

Publicado em 30 de agosto de 2017 às 18:37

30.08.17 sessao especial 90 anos pio x © roberto guedes (15)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (30), uma Sessão Especial em comemoração aos 90 anos de fundação do Colégio Marista Pio X de João Pessoa. A propositura, de iniciativa do deputado estadual Genival Matias, teve objetivo de homenagear e debater os relevantes serviços prestados pela instituição de educação da Paraíba.

De acordo com o deputado estadual Janduhy Carneiro, ex-aluno do colégio, o aspecto religioso é uma das principais características da escola. “O Colégio Marista Pio X teve, na minha vida, uma base espetacular no processo de formação e conhecimento, pois é uma instituição religiosa e formadora de valores morais, as quais são as verdadeiras aquisições que crescem e se avolumam por onde quer que nós estejamos”, declarou.

Já o secretário do Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Raoni Mendes, que também foi estudante da instituição, ressaltou que os parlamentares da Assembleia tiveram a percepção de dar oportunidade à sociedade de homenagear a escola. “Hoje, como ex-aluno, posso dizer que o colégio, cada vez mais, forma virtuosos cidadãos para este mundo que a gente está vivendo. Tenho absoluta certeza do cumprimento do papel educacional do Marista, além da formação religiosa dos jovens que lá estudam”, afirmou.

O diretor do Colégio Marista Pio X, professor Sérgio Márcio de Oliveira, lembrou que o prédio da escola foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e atualmente passa por processo de revitalização. “De todo o processo, o que mais significou para nós é o resgate, após estudos em documentos e entrevistas de pessoas da época, da tonalidade da cor mais próxima original do prédio, preservando, dessa forma, uma parte da história arquitetônica da escola e de João Pessoa”, concluiu.

Também participaram da Sessão Especial o deputado estadual Guilherme Almeida; o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), Marcial Henrique Ferraz da Cruz; o presidente das Mantenedoras da Província Marista Brasil Centro-Norte, Irmão Wellington; a representante dos docentes do Colégio Marista Pio X, professora Maria Jeanne Alves; a presidente do Grêmio Estudantil do Pio X, Rhafaela Castelo Branco, e o representante da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Eduardo Carneiro.